Portão não fecha

mindyou

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 30, 2008
Mensagens
46
Gostos Recebidos
0
Boa tarde,

Rectifico este pedido de ajuda para vos perguntar qual será o problema de um motor trabalhar só para um dos lados. É um motor proteco, dando ordem de abertura abre mas não volta a fechar se lhe der outro impulso.

Só trocando as ligações no motor é que o motor gira no sentido contrário. Alguém que tenha tido este problema?

Cumpts
 
Última edição:

ARPcPro

GF Bronze
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Se tiver aquele sistema de imanes para a placa detetar quando o portão está aberto/fechado verifica se estão no sitio certo.

Para ele não iniciar o ciclo de fechar quando está aberto, eu arriscaria em dizer que o imane que indica que o portão está aberto deixou de fazer contacto. Assim o portão está parado porque encontrou um obstáculo e não porque detectou o final de abertura.

Durante a abertura quando dás o impulso para fechar ele troca de sentido ou não?
 

mindyou

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 30, 2008
Mensagens
46
Gostos Recebidos
0
Olá amigo,

Ainda ando à volta disto. Não tem ímanes nenhuns.

Durante o curso do portão, se der ordem para parar ele pára, se der outro impulso ele continua o curso no mesmo sentido de orientação. Só mesmo trocando os fios na placa é que ele inverte o sentido
 

ARPcPro

GF Bronze
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
É um motor sliding gate-de correr. Tem uma cremalheira ou uma corrente, e eu acho que os imanes estão nas calhas, na própria corrente ou então vem á parte para aparafusares ao portão. Mas há imanes algures. Vê lá se não é um destes aqui: http://www.proteco.net/download/ita/proteco_mover_mag.pdf

Que diz: "The MAG models, with magnetic detection of the limit switches,..."

Ou talvez este: Proteco-Uk - Mover Sliding Gate Kits

Eu acho que os imanes não estarão no local correcto, ou então estão mas um dos fios de controlo está trocado ou ligado no local errado. A placa tem alguns LEDs? Se sim quantos?
 

mindyou

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 30, 2008
Mensagens
46
Gostos Recebidos
0
Olá,

Obrigada pelas dicas, estive a ver e o meu é marca Leader ( h**p://www.proteco-uk.com/swing_gates/leader_swing.html )
Eu acho que não tem ímanes pois quando o portão está fazer o curso dele e eu dou um impulso para parar ele pára, se depois eu der outro impulso ele deveria inverter o sentido e isso não acontece.

No manual não encontro nada a falar dos tais ímanes para detectar o fecho ou abertura total do portão. Conhece alguém que tenha este tipo de portões para clarificar esta dúvida?

Cumpts
 

ARPcPro

GF Bronze
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Já percebi que é um motor de portão de braços e não de correr como eu estava a pensar. Sendo assim é natural que não tenha imanes para sinalizar o fim de curso.
Eu só sei montar os de correr. Estes de braços não faço ideia nem conheço ninguém que os tenha montado.

Tens de descobrir como é que ele para sem carregares no comando. Talvez tenha na placa alguma rodinha para regulação, ou só quando as fotocélulas são interrompidas é que ele sabe que chegou ao fim, mas não tenho certezas. Esse comportamento que ele faz de carregares no comando e ele continuar no mesmo sentido é sinal de que o motor pensa que o portão ainda não abriu todo. Não te posso ajudar muito mais. Podes sempre tentar enviar um e-mail á marca a esclarecer duvidas. Boa sorte com isso.
 

mindyou

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 30, 2008
Mensagens
46
Gostos Recebidos
0
Olá, ele não pára sozinho. Ele pára quando dou ordem. Mas quando dou nova ordem para arrancar ele continua a abrir no mesmo sentido e devia inverter. Este é o verdadeiro problema.

Em último recurso terei de recorrer à representante da marca mas já sabemos que vai custar muito mas muito mais caro que um arranjo "caseiro". Vamos ver, caso consiga descobrir postarei aqui.
Grato pela dicas amigo
 

ARPcPro

GF Bronze
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Eu percebi que ele não para sozinho, mas eu acho que ele deveria parar. Porque não é suposto tu dares ordem para ele parar. O motor tem de estar configurado de forma a só abrir o portão até um certo ponto e depois deixar de funcionar. Só com o motor parado sozinho (sem carregares no comando) é que ele vai inverter o sentido quando carregares no comando.
Tenta deixá-lo mover-se 1 minuto no mesmo sentido a ver se ele pára sozinho. Se ele parar então aí tentas carregar no comando, ok.

O meu portão apesar de ser um motor de correr se eu não o deixar parar sozinho tem o mesmo comportamento do teu. Ou seja se quando ele está a ir para a esquerda eu carregar no comando, ele pára. Se eu voltar a carregar no comando ele continua para a esquerda. E é este o comportamento esperado.
O meu por acaso depois de aberto configurei-o para fechar sozinho passado uns segundos, mas depois de aberto completamente e parado sozinho se eu quiser carregar no comando aí sim, já fecha para a direita.
 
Última edição:

mindyou

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 30, 2008
Mensagens
46
Gostos Recebidos
0
Olá, com a troca dos optoacopladores resolvi o problema.
Obrigada pela ajuda caro amigo
 

ARPcPro

GF Bronze
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
De nada. Ainda bem que conseguistes pôr a funcionar.
 
Topo