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GF Platina
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No início do ano, a CP e a REFER, empresas responsáveis pelos transportes ferroviários em Portugal, somavam uma dívida de 10.000 milhões de euros. Número que confirma a perda de passageiros: das 231 milhões de viagens em 1988 passámos para 131 milhões em 2009. Ainda assim à quem acredite neste transporte. Margarida Magalhães, autora do livro "Comboios com Histórias", nota que em Portugal, o século XX andou sobre carris. Em finais do século XIX já estava quase toda a linha férrea montada, e partir daí, todos os acontecimentos sociais e políticos estiveram ligados ao comboio.
Em 28 de Maio de 1853,a Rainha D. Maria II, inaugura o início das obras da primeira linha de comboio em Portugal entre Lisboa (Estação de Santa Apolónia) e o Carregado, a "Linha do Leste". No dia 26 de Outubro de 1856, foi inaugurado o primeiro serviço público de Caminhos de Ferro em Portugal, a "Linha do Leste", ligando, neste dia, Lisboa ao Carregado na distância de 36,454 km.
Juntaram-se na Estação de Santa Apolónia, o Cardeal Patriarca de Lisboa, Sua Alteza a Infanta D. Isabel Maria, Sua Majestade o Rei D. Pedro V, acompanhado pelo pai, princesas e infantes, o corpo diplomático e altos funcionários. O primeiro comboio a circular em Portugal iria ser composto por 14 carruagens e duas locomotivas, indo na carruagem do centro a família real e na primeira a guarda real dos archeiros. Uma das locomotivas era a locomotiva a vapor nº 1 de seu nome "D. Luiz".
Na primeira viagem, Lisboa-Carregado, o comboio real levava 10 carruagens e comboio dos convidados 7 carruagens e foi puxado por duas locomotivas.
No dia da inauguração a máquina a vapor não teve forças para puxar todas as carruagens, pelo que muitos convidados tiveram de apanhar outros transportes pelo caminho. A velocidade atingida no percurso foi de 36,5 km/h.
1ª Linha Ferroviária em Portugal (1856)
Carruagem D. Maria Pia
Uma das Locomotiva: "D. Luiz" que puxou as carruagens.
Em 28 de Maio de 1853,a Rainha D. Maria II, inaugura o início das obras da primeira linha de comboio em Portugal entre Lisboa (Estação de Santa Apolónia) e o Carregado, a "Linha do Leste". No dia 26 de Outubro de 1856, foi inaugurado o primeiro serviço público de Caminhos de Ferro em Portugal, a "Linha do Leste", ligando, neste dia, Lisboa ao Carregado na distância de 36,454 km.
Juntaram-se na Estação de Santa Apolónia, o Cardeal Patriarca de Lisboa, Sua Alteza a Infanta D. Isabel Maria, Sua Majestade o Rei D. Pedro V, acompanhado pelo pai, princesas e infantes, o corpo diplomático e altos funcionários. O primeiro comboio a circular em Portugal iria ser composto por 14 carruagens e duas locomotivas, indo na carruagem do centro a família real e na primeira a guarda real dos archeiros. Uma das locomotivas era a locomotiva a vapor nº 1 de seu nome "D. Luiz".
Na primeira viagem, Lisboa-Carregado, o comboio real levava 10 carruagens e comboio dos convidados 7 carruagens e foi puxado por duas locomotivas.
No dia da inauguração a máquina a vapor não teve forças para puxar todas as carruagens, pelo que muitos convidados tiveram de apanhar outros transportes pelo caminho. A velocidade atingida no percurso foi de 36,5 km/h.
1ª Linha Ferroviária em Portugal (1856)
Carruagem D. Maria Pia
Uma das Locomotiva: "D. Luiz" que puxou as carruagens.
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