• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Portugal recebe campeonato Europeu de boccia com 11 atletas lusos em competição

B@eta

GForum VIP
Entrou
Dez 30, 2006
Mensagens
1,874
Gostos Recebidos
18
Portugal recebe campeonato Europeu de boccia com 11 atletas lusos em competição

3929544.jpg

O boccia é um jogo de aproximação e tem como objetivo colocar o maior número de bolas de cor próximo da bola alvo, podendo os atletas lançar a bola com a mão, com o pé, ou com o auxílio de calhas, consoante o grau de incapacidade. Portugal vai receber, entre 16 e 22 de junho, em Guimarães, o campeonato da Europa de boccia, que juntará 135 atletas, entre os quais 11 portugueses, em representação de 23 países.
A competição, que decorrerá no pavilhão multiusos de Guimarães, é a terceira de cariz continental organizada por Portugal, um dos países com mais medalhas na modalidade. A equipa portuguesa integra os três atletas que conquistaram uma medalha de prata e uma de bronze nos Jogos Paralímpicos Londres2012 – Luís Silva, José Macedo e Armando Costa -, bem com vários medalhados em edições anteriores. Além dos atletas que conquistaram medalhas na última edição dos Jogos Paralímpicos, a seleção portuguesa é composta por António Marques, João Paulo Fernandes, Cristina Gonçalves, Fernando Ferreira, Abílio Valente, Fernando Ferreira, Pedro da Clara e Domingos Vieira. O boccia, cujas origens remontam ao Império Romano, começou a ser praticado por pessoas com deficiência motora e paralisia cerebral em 1982 nos países escandinavos, e dois anos depois foi integrado no programa paralímpico. Em Portugal, a modalidade começou a ser praticada em 1983 e desde então os atletas lusos já conquistaram mais de uma centena de medalhas em competições internacionais, entre as quais 24 em Jogos Paralímpicos. Portugal é o país que mais competições internacionais organizou, tendo já recebido dois campeonatos do Mundo (2002 e 2010), dois campeonatos da Europa (2005 e 2009), sete torneios internacionais e a primeira Taça do Mundo, em 1991. A modalidade pode ser disputada individualmente, em pares ou por equipas de três elementos, sem divisão por sexos, num pavilhão com marcações próprias e envolve 13 bolas: seis de cor azul, seis de cor vermelha e uma bola branca. O boccia é um jogo de aproximação e tem como objetivo colocar o maior número de bolas de cor próximo da bola alvo, podendo os atletas lançar a bola com a mão, com o pé, ou com o auxílio de calhas, consoante o grau de incapacidade. Os atletas são divididos em quatro classes, que são designadas pelas letras BC seguidas de números. As classes um e dois são destinadas a atletas que jogam com a mão ou com o pé, a três é agrupa os atletas que jogam com calhas, e a quatro os praticantes que sofrem de doenças neuromusculares. Na classe 3, os atletas que jogam com o auxílio de calhas têm um acompanhante técnico, que está de costas para o jogo, que os ajudam a orientar a calha para lançar a bola. A competição, que pela primeira vez decorre sob a égide de Federação Internacional de Boccia (BISFed), é um dos muitos eventos que este ano decorrerão em Guimarães, cidade europeia do desporto 2013.

Fonte: deficiente-forum.com - Índice

 
Topo