• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Português Suave de Margarida Rebelo Pinto

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
00000198666_m.JPG


Português Suave
Margarida Rebelo Pinto

Editor: Oficina do Livro
Ano de edição: 2008

Sinopse
Temos de enfrentar os nossos fantasmas...pelo menos uma vez na vida.
Na década de quarenta, Mercês Perestrello é dada como louca e afastada dos seus filhos.

Nos anos sessenta, as gémeas Maria Teresa e Maria Luísa seguem caminhos opostos em busca da (mesma) felicidade. Quarenta anos depois, as primas Leonor e Naná desvendam segredos nunca antes imaginados. São três gerações de mulheres a desafiar os brandos costumes, mas apenas uma a descobrir a verdade.

Num país em que a prudência aconselha a seguir a máxima uma coisa de que não se fala não existe, a vontade de subverter todas as regras irá mudar o destino de uma família.


Livraria Leitura
 
Última edição:

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Mais um livro, mais uma leitura de Verão. (Acho que Margarida Rebelo já nos habituou ao lançamento de livros nesta altura do Verão!). Desta vez, a escritora lançou o romance, "Português Suave", com a chancela da Oficina do livro, sendo o mesmo concluído em Paço d´Arcos, a 17 de Maio de 2008.


A escritora também já nos habituou ao seu estilo de prosa, bem característico, aos amores platónicos, idealizados e, por vezes, não correspondidos.

Pessoalmente, não é escrita que aprecie. Digamos que é uma escrita "muito á frente", uma escrita muito moderna, na minha opinião. Senão, vejamos um breve excerto que pode ser lido em Português Suave.

Atenção: Passei o texto integralmente como ele pode ser lido no livro por qualquer pessoa, incluindo as palavras mais ousadas que escritora utiliza!


"Passei a vida inteira aos encontrões com gajos giros que são parvos, com gajos sérios que são enfadonhos, com indecisos e confusos, com mentirosos e predadores, experimentei tudo e mais alguma coisa, aprendi a distinguir à légua um tipo porreiro de um filho-da-puta, aturei drogados, jogadores compulsivos, palermas com um feitio de merda e com pilas pequenas, ensinei os gajos a foder e a fazer minetes como deve ser, e quando finalmente encontrei um gajo decente, bem educado, inteligente, com nível e que gostava mesmo de mim e me dava alguma estabilidade sem aborrecer, o cretino morre ao fim de dois meses, desfaz-se na auto-estrada. É dose. As bruxas chamam-lhe Karma, mas eu nem quero pensar nessa merda."
Rebelo Pinto, Margarida, Português Suave, Lisboa, Oficina do Livro, 2008, pp.39-40
 
Topo