• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Possível avaria do tuner de Mirage 1704 HD

jessousa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2010
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
Boas

Há dois dias, após uma trovoada, o meu Mirage 1704 HD deixou de ter
sinal na maior parte das frequências do Hispasat. Pensei que
pudesse ser problema do LNB (Quattro ligado a multiswitch) mas com um Evo3 o sinal
dessas frequências está a 90%.
Pode ter ocorrido dano do tuner e este captar o sinal de apenas
algumas frequências? Ou esta hipótese é absurda e terei que procurar
outra explicação?

Se alguém tiver alguma ideia sobre isto fico grato.

Claro que posso mandar vir um tuner Sat+TDT, que já tinha pensado adquirir, e tirar a dúvida. O problema é se não for daí.

Cumps

jessousa
 

AZZAROT

GF Bronze
Entrou
Ago 11, 2010
Mensagens
51
Gostos Recebidos
3
Saude

Tentarei responder, na medida dos meus conhecimentos.
Alguns testes para obteres algumas respostas:
Tendo um "multiswitch" experimenta ligar o mirage a entrada onde, segundo depreendo, estará ligado o Evo3... ou vice verso,. Estarás a verificar de a "entrada" onde o mirage está ligado não se "queimou"....
Se mesmo assim o Mirage continuar a não dar... se tiveres um "multimetro" comutas o mesmo para Volts DC e no conector F femea do receptor (onde se liga o cabo que vai dar ao multiswitch) enfias a ponta do + no centro da ficha e a do - na "rosca" (massa)... nos canais Horizontais deves ler cerca de 18V... nos canais verticais deves ler 14... Se não existir voltagem devemos concluir que o tunner está avariado.
Se existir ambas as voltagens, mesmo assim pode o sinal de 22Khz ( comutação entre frequências altas e baixas) não estar presente... mas isso só poderas ver se tiveres um osciloscopio....
Não conheço o Evo3 mas pressuponho que tenha duas fichas F femea no tuner. Uma entrada LNB IN e uma saida LNB OUT.
Se escolheres no Evo 3 um canal que NÃO ESTEJA A DAR NO MIRAGE, mas que no Evo3 o vejas, e ligares o MIRAGE à ficha LNB OUT do Evo3, estás a utilizar um "loop" e, se escolheres no MIRAGE o mesmo canal, se o problema do mirage for só de falta de alimentação dos 18 ou 14 volts, alias no Menu de Instalação, salvo erro, existe uma opção para alimentar ou não o LNB.
Essa opção, LNB sem alimentação, é utilizada em certas antenas "colectiva".. de prédios.. com a caracteristica de "cascata em FI" onde os sinais são "transpostos" em digamos "banda corrida"... não existe nem verticais nem horizontais...
Se SÓ FALTAR a "alimentação" e o resto das voltagens existirem dentro do tunner terás o mesmo "boneco" que estiveres a ver no Evo.
Isso quer dizer que tens o tunner, ou circuito de alimentação do LNB avariado... mas que o resto do aparelho estara bom.
Não conheço, porque ainda não abri nenhum o circuito do Mirage 1704... desconheço se tem algum fusivel na linha de alimentação do LNB... isso na "placa mãe"...
Espero ter dado algumas ideias.
Cumps
AZZAROT
 

jessousa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2010
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
Obrigado por esta excelente explicação.
Hoje estou a trabalhar e só amanhã estarei em casa para poder testar.
De qualquer modo posso acrescentar o seguinte: A minha casa faz parte de um condomínio horizontal com casas dispostas em quadrado. O multiswitch distribui um único cabo para cada casa e à entrada colocaram um spliter fazendo a distribnuição do sinal para várias divisões. Assim só posso ter o satélite numa divisão de cada vez mas não constitui problema para mim. Já testei o Mirage nas duas tomadas em que tenho satélite e o resultado foi sempre o mesmo. Quanto ao Evo, esse3 funciona nessas tomadas. Outro dado importante é que os meus vizinhos não estão com problemas. Tudo isto junto leva-me a pensar que o problema estará no Mirage. Amanhã farei o teste com o multimero.

Obrigado
 

jessousa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2010
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
Boas

Acabei de testar as voltagens com o multímero e acontece o seguinte:

Todas as frequências (verticais e horizontais) estão a registar medições de 18,55 V. O estranho de tudo é que os poucos que estão a dar são verticais mas esses também registam os 18,55 V.
Frequências a dar: 11577 V 27500; 11617 V 28875

Resto off

cumps


jessousa
 

AZZAROT

GF Bronze
Entrou
Ago 11, 2010
Mensagens
51
Gostos Recebidos
3
Saude.

Tudo me leva a crer que o tunner avariou.
Fizeste o teste dos verticais com o Evo3 desligado?
Pode ser que o switch esteja preparado para "comutar" para os verticais com 18V... Não sei qual a marca e o modelo do multiswitch... como tal não sei com que voltagens e tone´s trabalha... mas é estranho.
De qualquer forma deveria sair do tuner 18 ou 14 conforme a polaridade escolhida....

Regulador de tensão possivelmente avariado ( obrigado DX)

Se fosse eu, antes do mais tentava fazer um "reset de fábrica"... não tinha nada a perder.

Depois voltava a carregar o soft "original de fábrica" (SW).... via PEN
Depois voltava a carregar o soft "milagroso"....
Depois os Patchs... lista de canais etc.

E tentava ver se com esssas "injecções" ele se tina curado... ou não!
ATENÇÃO... Até pode ficar sem dar nada se por exemplo tiver sido a "flash" a ser atingida... Ou seja no final dar erro de carregamento.

Ainda o tens na garantia?... Se sim envia o para o importador... ou fala com o teu revendedor antes de fazeres o que te proponho.
Senão não creio que tenhas nada a perder.

Tambem podes, antes de fazer o que te proponho, comprar um tuner novo...
Ao colocares um tuner novo, vais evitar erros ao reprogramar, se o tunner estiver mesmo avariado de todo...pode acontecer!... e ao fim e ao cabo pelo que sei só custam 15 euros...
Boa sorte
 
Última edição:

jessousa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2010
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
Boas

Fiz a medição no LNB in do Mirage e dá a medição sempre dos 18,55 V. Fiz a mesma operação no Evo3, em separado (não fiz nenhum loop com os 2 decos) e no Evo 3 obtive 18,3 V nos horizontais e 13,8 V nos verticais.
Não me ocorreu a hipótese de "resetar" o deco mas já encomendei um tuner combo. Se não resolver assim tento falar com o vendedor.
Uma pergunta: No caso de ser o regulador de tensão de saída para o LNB avariado, qual a solução? Na mesma um tuner novo?




Obrigado pelas sugestões

Cumps

jessousa
 
Última edição:

AZZAROT

GF Bronze
Entrou
Ago 11, 2010
Mensagens
51
Gostos Recebidos
3
Saude
Quanto ao regulador de tensão, estando avariado tem de se substituido. Como nunca abri nenhum 1704, vou tentar saber a referencia do dito regulador e a "posisão" dele no chassis.
Assim que souber informo.
Cumps
AZZAROT
 

jessousa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2010
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela ajuda. De qualquer modo não sei se isso já não será areia demais para a minha carroça.

Cumps

jessousa
 

jessousa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2010
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
Ponto da situação:

Troquei o tuner, por um combo, e passei a ter sinal em todas as verticais. Horizontais não, excepto alguns com canais da D+.
Teste com multímero agora já alterna dos 18V para os 14V conforme a polarização.
Já fiz reset de fábrica, coloquei firm original e novo reset. Problema subsiste.
Em suma, não tenho o problema resolvido e estou mais baralhado do que antes. Já não sei se há ou não problema com a instalação. O certo é que os vizinhos não têm problemas.
Penso que vou levar o equipa,equipamento a casa de alguém para ver se o problema de sinal se mantém. Se assim for acho que só enviando para assistência.
 

jessousa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2010
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
Resolvido o problema.

Era da saída do multiswitch. Troquei para uma que estava livre e voltou tudo ao normal.

cumps

jessousa
 

AZZAROT

GF Bronze
Entrou
Ago 11, 2010
Mensagens
51
Gostos Recebidos
3
Resolvido o problema.

Era da saída do multiswitch. Troquei para uma que estava livre e voltou tudo ao normal.

cumps

jessousa

Saude.

Tiveste mesmo azar... Alem do tuner, que só dava 18 v e portanto não faria a comutação V/H no multiswitch... tambem se "queimou" a saída do dito multi...
E foi só a tua.... Os fenomenos radiolelectricos têm às vezes dessas coisas!
Agora tambem fico com ums duvida... O Evo3 trabalhava bem em todas as polaridades e frequências?

Enfim, ainda bem que resolveste o problema.
Obrigado por informares!
AZZAROT
 

jessousa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2010
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
Boas

No caso do Evo3 não fiz testes muito exaustivos e talvez esse tenha sido motivo de alguma baralhação. Vi que as voltagens estavam bem e não testei muitos transponders. Nessa altura pensei em avaria do tuner apenas. O problema surgiu com a mudança deste e o ganho de freq mas não todas. Depois levei o Mirage a casa de um amigo e captava tudo. O teste final foi trazer um cabo desde a casa do meu vizinho do lado e ligar ao Mirage. Tudo funcionava. Daí fui à caixa do condomínio onde está o multiswitch e troquei a ligação.

cumps

jessousa
 

two-rok

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 18, 2009
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Boa tarde.

Também penso estar com o tuner avariado, pois já troquei o lnb e já passei um cabo novo e nada me resolve a perda de sinal. A princípio deixou de apanhar apenas os miau e noz, apanhando apenas os canais "espanhois", mas agora não apanha nenhum e o sinal baixou drasticamente. Onde poderei comprar um tuner para o meu mirage 1704?
 
Topo