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As flutuações do preço do petróleo vieram apertar os cintos a muitas famílias, que se viram obrigadas a reduzir despesas. Por todo o mundo os preços dos combustíveis dispararam e assistiu-se a uma redução no consumo.
Mesmo quando o preço parece estabilizado, todos procuram formas de poupar dinheiro em gasóleo e gasolina e fazer render o combustível do depósito.
Deixamos-lhe aqui algumas dicas úteis e práticas para poupar no consumo e na carteira.
Antes de mais, para conseguir poupar combustível e tirar o máximo proveito, terá de ter em atenção a manutenção do seu veículo, não deixar passar as datas previstas para fazer revisões e inspecções,mudanças de óleo, entre outros, para que esteja sempre afinado.
Tenha em atenção aos pneus, troque-os sempre que necessário e mantenha-os sempre com a pressão aconselhada pela marca, pois irá reflectir-se no consumo de combustível do seu veículo.
Antes de começar a sua viagem, lembre-se de ligar o automóvel uns momentos antes para que o motor possa aquecer, seguindo então a sua viagem mas inicialmente com acelerações suaves, evitando o seu funcionamento a frio que gera um maior consumo de combustível.
Tente aproveitar todos os descontos e ofertas de combustível que muitas empresas dão, nomeadamente hipermercados.
Também devido ao funcionamento de viaturas a frio e «pára-arranca» estão relacionados os pequenos percursos, geralmente urbanos, que o melhor seria mesmo evitar de utilizá-lo, pois grande maioria desses trajectos, varia entre um e três quilómetros. Em alternativa pode sempre usar os meios de transporte públicos.
Para poupar o motor e ao mesmo tempo combustível conduza em rotações baixas (conduza devagar), em grande parte dos carros até às três mil rotações são consideradas baixas rotações, isto claro dependerá do seu carro.
O ar condicionado é uma fonte de grande gasto de combustível, prefira antes abrir as janelas e notará uma diferença significativa no seu depósito.
Ter os vidros da viatura abertos em andamento, tem consequências na estabilidade do carro, sendo que aumento em cinco por cento o consumo de combustível. Se não for estritamente necessário, não os abra.
Combustíveis com origem biológica são considerados Biocombustíveis, provenientes por exemplo de soja, lixo orgânico, cana-de-açúcar, desde que a fonte não seja fóssil.
São fontes de energias renováveis, existindo actualmente vários tipos de biocombustíveis como o bietanol, biodiesel, biogás, biomassa, biometanol, bioéter, dimetílico, bio-ETBE, bio-MTBE, biocombustíveis sintéticos e bioidrogénio.
Os mais reconhecidos actualmente são o bioetanol, o biogás, o biodiesel e a biomassa.
Biomassa – deriva de materiais orgânicos, o que a torna uma fonte de energia renovável e limpa, sendo o único requisito mínimo para a sua produção organismos que consigam efectuar a fotossíntese, ou que sejam derivados dos mesmos. Estrume, madeira, óleo vegetal e até o própriolixo são exemplos do que pode ser usado para este biocombustível.
O exemplo do lixo é óptimo, pois é uma questão que tanto preocupa os entendidos, na forma como se poderá eliminá-lo visto produzir-se cada vez mais. A sua produção não tem implicações ambientais pois a sua combustão não emite gases prejudiciais para o «efeito de estufa».
Biotenal – é obtido a partir da biomassa, podendo ser usadodirectamente como combustível. Etanol é álcool incolor, (conhecido também como álcool etílico) bastante inflamável e solúvel em água e derivade vários organismos, desde o milho à uva entre tantos outros cereais, sendo produzido da fermentação da sacarose. É utilizado directamente como combustível, produtos de limpeza, bebidas alcoólicas.
Biogás – produz-se pela mistura de metano natural com o estado gasoso de dióxido de carbono através da sua fermentação. Usa-se essencialmente um equipamento de nome biodigestor anaeróbico, onde se fabrica o metano que é o principal componente de biogás. Mais uma vez a matéria orgânica é o que se utiliza neste processo, e é um óptimo substituto do gás natural derivado de fósseis.
Biodiesel – é o éster de ácido graxo, que se obtém através das reacções químicas de óleos ou de gordura vegetal ou animal, juntamente com álcool e um catalisador. O óleo diesel é assim substituído por completo e com a utilização normal como de um óleo diesel. Actualmente já se vende biodiesel, mas como mistura da energia fóssil.