Portal Chamar Táxi

Prémio da Latinidade 2008 atribuído a Luís Miguel Cintra

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Prémio da Latinidade 2008 atribuído a Luís Miguel Cintra

O actor e encenador Luís Miguel Cintra foi distinguido, por unanimidade, com o Prémio da Latinidade «Troféu Latino» 2008, anunciou hoje a União Latina, entidade responsável pelo galardão.
O júri do Prémio «Troféu Latino» decidiu atribuir o galardão a Luís Miguel Cintra pela «consagração da sua obra como grande actor e encenador, pela contribuição extraordinária para a arte teatral em Portugal».

Na decisão do júri pesou ainda «a acção que tem desenvolvido na divulgação das grandes obras de teatro, desde os autores greco-latinos aos clássicos contemporâneos», tendo sido também determinante «a variedade do repertório e a excelência da dramatização, encenação e representação».

Desde 2002 que a União Latina homenageia com este prémio uma personalidade ou instituição que se tenha distinguido, pela sua obra, na difusão da Latinidade, nos domínios artístico, literário ou científico.

Fundada em 2000 por 35 Estados de língua oficial ou nacional românica, a União Latina visa promover a reflexão sobre os valores culturais e linguísticos do conjunto da comunidade latina e a consciência da identidade cultural comum destes povos. Nas edições anteriores foram galardoados o cineasta Manoel de Oliveira, 2002, o ensaísta Eduardo Lourenço, 2003, o arquitecto Álvaro Siza Vieira, 2004, o político e ex-Presidente da República Portuguesa Mário Soares, 2005, a professora e investigadora de Estudos Clássicos Maria Helena da Rocha Pereira, 2006, e o professor e historiador José Mattoso, em 2007.

O Prémio «Troféu Latino» consiste numa escultura, «Diónisos», de autoria da artista portuguesa Conceição Lamy Godinho.A sessão solene de entrega do Prémio da Latinidade «Troféu Latino» será presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Europeus, Manuel Lobo Antunes, e realizar-se-á no dia 27 de Maio, no Instituto Camões, às 16:00.


Diário Digital / Lusa
 
Topo