Interessante amigo,mas efectivamente há frequências desactualizadas,mas
é sempre bom ter conhecimento de algumas citadas,obrigado.
Cumprimentos.:Espi13:
ola marconense .Fica aqui lançado o apelo,a todos que se interessem por esta parte do
radioamadorismo,para actualizarem todas as frequências que conheçam
para a informação ser o mais fiel possivel.
73.
Olà a todos com respeito a actualizar as frecuênçias pois, todo o radio amador sabe que é proibido ter os nossos radios abertos,ou seja foi-nos atribuido umas determinadas frecuênçias e é nessas que nôs temos que operar eu pessoalmente vejo as coisas assim,agora todos aqueles que quizérém sair fora da lei pois saô livres de o faser 73s[/QUOTE
Quase todos os equipamentos à venda no mercado estão (em RX pelo menos)fora do espectro atribuido aos radioamadores, agora em tx é preciso abri-los, mas também o Artigo 15, que se refere a utilização da estação para transmitir mensagens relativas a salvaguarda da vida humana em caso de acidentes graves e catástrofes, na alínea 3 diz:
"Em caso de ocorrência de acidentes graves e catástrofes naturais, o titular de uma estação de amador pode estabelecer ligação a estações de outros serviços de radiocomunicações."
Não especificando quais os serviços, (proteção civil, PSP, GNR?) o que implica operar fora das frequências atribuidas, nesses casos e só nesses casos.
Cumprimentos
Olà a todos com respeito a actualizar as frecuênçias pois, todo o radio amador sabe que é proibido ter os nossos radios abertos,ou seja foi-nos atribuido umas determinadas frecuênçias e é nessas que nôs temos que operar eu pessoalmente vejo as coisas assim,agora todos aqueles que quizérém sair fora da lei pois saô livres de o faser 73s[/QUOTE
Quase todos os equipamentos à venda no mercado estão (em RX pelo menos)fora do espectro atribuido aos radioamadores, agora em tx é preciso abri-los, mas também o Artigo 15, que se refere a utilização da estação para transmitir mensagens relativas a salvaguarda da vida humana em caso de acidentes graves e catástrofes, na alínea 3 diz:
"Em caso de ocorrência de acidentes graves e catástrofes naturais, o titular de uma estação de amador pode estabelecer ligação a estações de outros serviços de radiocomunicações."
Não especificando quais os serviços, (proteção civil, PSP, GNR?) o que implica operar fora das frequências atribuidas, nesses casos e só nesses casos.
Cumprimentos
Todo o equipamento que é comprado sabe-se que ém (RX ) que està aberto mas ém (TX) està fechado naô estou a ver como se pode cumunicar ém caso de açidente.com çertas autoridades,também sei que naô é um probelema abrir qualquer radio de hoje ém dia pois encontra-sse tudo que faz falta para o faser, sei também que de hoje ém dia os fiscais jà naô vém a casa controlar o nosso equipamento com o fasiaô noutros tempos, ou seja a min chegàraô a faselo e no qual me controlaraô os meus ràdios caso que hoje eles naô o fasém,também é importamte saber que cada pais tém as suas leis e no qual ums saô mais activos do que outros eu falo no pais onde moro no qual é muito diferente do nosso Portugal 73s
Já fui visitado pela ICP (agora Anacom), algumas vezes à alguns anos quando só tinha licença de CB, ultimamente não apareceram mais, mas consta que quando há denúncias aparecem, também antigamente quando se adquiria um rádio tínhamos que enviar para o icp as características do rádio, e ao vende-lo tínhamos que enviar a morada do novo proprietário, hoje já é diferente, mas a verdade é que a escuta tem o seu interesse dentro do que é legal.
Aqui vai uma frequência: SSTV 28,700 Mhz USB, repetidor de SSTV Mendro tone 1750Hz, de x em x tempo envia imagens do pessoal que instalou esse repetidor pendurados na antena, muito interessante para quem o escuta, região de Évora e Beja
aí vão algumas:espi28:
aí vão algumas:espi28:
Olá a todos.
E as frequências do carros-radar escondidos que transmitem para as patrulhas as matriculas dos carros que são fotografados? Já alguém os escutou?
Em Aveiro ainda não consegui "descobrir" a frequência que o Megane Scenic (p.ex.) utiliza.