- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,004
- Gostos Recebidos
- 1,210
O frio que se faz sentir um pouco por todo o país - mais a Norte e Centro - vai continuar e até intensificar-se nos próximos dias.
Os meteorologistas preveem que a Consoada seja fria e que os termómetros baixem ainda mais no Dia de Natal e no dia seguinte, a 26 de dezembro.
Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para dia 24 de dezembro é esperada uma "pequena descida de temperatura com formação de gelo ou geada em alguns locais", assim como "períodos de céu muito nublado".
Há possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos na região Sul e espera-se vento fraco a moderado (até 25 km/h) predominando do quadrante norte, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas.
O IPMA prevê ainda "formação de gelo ou geada, em especial nas regiões do interior, possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns
locais", assim como "pequena descida da temperatura mínima e máxima, em especial na região Sul".
Para a Grande Lisboa estão previstos para amanhã "períodos de céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do meio da tarde.
Vento fraco a moderado (até 25 km/h) predominando do quadrante norte e pequena descida de temperatura". Os termómetros deverão oscilar entre os 13ºC e 7ºC.
Já para o Grande Porto, o IPMA prevê "períodos de céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do início da manhã, vento em geral fraco predominando do quadrante norte".
O distrito mais frio de Portugal Continental na noite da Consoada deverá ser a Guarda com 7ºC de máxima e 1ºC de mínima e um dos mais quentes Faro que, tal como o Porto poderá atingir 15ºC de máxima e 5ºC de mínima.
Para os Açores, o IPMA prevê chuva nos grupos Ocidental e Central, com temperaturas a rondar os 11ºC de mínima e 19ºC de máxima. Enquanto no grupo Oriental o céu deverá estar apenas cinzento, parcialmente nublado, com as temperaturas a variarem entre os 17ºC e os 13ºC.
Na Madeira também deverá chover. Já os termómetros deverão oscilar entre os 20ºC e os 16ºC.
Dia de Natal (e seguinte) ainda mais frio
No entanto, os meteorologistas preveem que o Dia de Natal e o dia seguinte sejam ainda mais frios.
Segundo o IPMA, os termómetros deverão atingir temperaturas negativas em, pelo menos três distritos: Guarda e Viseu (-1ºC) e Bragança (-3ºC). Em Vila Real e Braga as mínimas deverão atingir os 0ºC.
Em Lisboa, os termómetros deverão variar entre os 12ºC de máxima e os 7ºC de mínima, no Porto e Coimbra entre os 12ºC e os 4ºC, em Évora entre os 14ºC e os 14ºC e 2ºC e em Faro entre os 17ºC e os 7ºC.
Já nos Açores os termómetros devem oscilar entre os 11ºC e os 19ºC e na Madeira entre os 20ºC e os 15ºC.
Para o dia 26 de dezembro, o IPMA prevê mais uma "descida de temperatura", apesar de ainda não ter divulgado mais dados.
Para a passagem de ano, o climatologista Mário Marques previu, na antena da SIC Notícias, na manhã de hoje, terça-feira, 23 de dezembro, céu limpo, mas frio intenso, possivelmente ainda mais rigoroso do que no Natal.
IN:NM
