Primeira Associação Ibérica de Laserterapia lançada hoje em Portugal

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Primeira Associação Ibérica de Laserterapia lançada hoje em Portugal

Uma equipa de especialistas portugueses e espanhóis lançou hoje a Associação Ibérica de Laserterapia e Tecnologias Afins (Altec), com o objectivo de informar os profissionais de saúde e os doentes sobre os avanços científicos e tecnológicos nesta área da medicina. Fundada em Abril, é a primeira associação vocacionada para este tipo de terapia na Península Ibérica e espera dar resposta à cada vez maior adesão e satisfação dos doentes e à permanente inovação científica neste campo.

Segundo o comunicado da Altec, são cada vez mais os Portugueses que recorrem a laserterapia no tratamento de várias doenças, sobretudo vasculares, oftalmológicas e estéticas. O projecto ibérico, que conta com a participação de especialistas médicos, farmacêuticos, engenheiros e juristas com formação e experiência na área do laser médico, partiu do reconhecimento da necessidade de investigação, educação, segurança e concepção de aplicações clínicas em laserterapia, bem como de consultoria em negócios e projectos, em suma, uma maior regulação do sector.


"Sendo o laser uma tecnologia de ponta e em evolução permanente, há uma necessidade continuada de aperfeiçoar e de ter informação actualizada sobre o sector", explicou o presidente da associação, António Lúcio Baptista.

Segundo os responsáveis, a aplicação de laser no tratamento de determinadas doenças, que data da década de 60, é uma terapia com resultados muito favoráveis na medicina, mas que deve ser aplicada com máxima segurança quer para os técnicos, quer para os utentes.

"Para o biénio 2008 e 2009, a ALTEC vai desenvolver um "código de boas práticas" para que possam ser prestados os melhores cuidados a todos: prestadores, empresas, utilizadores e principalmente, os utentes", referiu o presidente da ALTEC.

Com sede no Porto, a associação prevê nos próximos dois anos a realização de reuniões científicas, divulgação via Internet e artigos técnico-científicos de forma a partilhar informação sobre a segurança na utilização de equipamentos, avanços científicos e novas tecnologias.

Sem fins lucrativos, a Altec terá ao dispor dos seus associados um conselho consultivo, presidido por José António Ribera Salcedo, especialista em tecnologias laser e fibra óptica, com o objectivo de analisar e acompanhar futuros projectos de laserterapia, não só na área científica mas também ao nível da consultoria em negócios (Business Adviser).

No futuro, adianta o comunicado da associação, um dos objectivos da Altec passa por estabelecer parcerias com algumas universidades, de forma a desenvolver projectos com interesse económico na Península Ibérica.

 
Topo