• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Problema com a plumagem de canária

rcc_pt

GF Prata
Entrou
Nov 19, 2006
Mensagens
460
Gostos Recebidos
0
Boas, gostaria que alguém me pudesse dar alguma dica sobre o seguinte problema:
Tenho uma canária que adquiri há cerca de seis meses. Desde há mais ou menos 3 meses que a sua plumagem não está nas melhores condições sendo a queda de penas frequente e neste momento a asa direita só tem penas pequenas que crescem muito devagar e fracas.
Já tentei ver se tem piolhos mas não me parece.
A mesma come bem e bebe normalmente e tem vivacidade pelo que não entendo o porquê da queda das penas e a dificuldade da sua renovação.
Agradecia alguma dica para resolver o problema.
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Boa noite ,é tâo raro existir aqui dúvidas sobre aves ,que nem reparo se aparece tópicos assim :crazynew3::Smiling:
Bem a altura da muda já passou e bem ,agora devia estar já com filhos ,se calhar na segunda postura ,refiro pontos ;
--Local onde está
Se varanda ,sala etc locais frios ,correntes de ar pode ser uma das causas ,já me aconteceu e nâo só uma
Se vai ao châo ou fundo da gaiola ,se tem grade,pode andar sempre a comer do châo
--Alimentaçâo
Nesta altura de criaçâo é muito importante,as papas ,as vitaminas ,a própria mistura ,a verdura ,fruta ,calcio,a falta dele complica o ressurgimento,crescimento e rejuvenescimento de penas ,ovos ,ossos etc

--Se está acasalada
O macho pica-la ,ou ela a picar-se e arrancar penas para o ninho ,piolho também nâo é como referido ,mas confirmar instalaçôes e até desinfetar \limpar
--Ver comportamentos ,se exise agressivos entre eles
--Se tem já ninho e respectivo material para ela fazer

Se puder colocar foto ,melhor ,mas se esiver num lugar húmido é o suficiente,acontece logo isso ,dar gritt\calcio ,de vez enquando deve borrifá-la e meter banheira ,éra bom que acabasse a muda ,ou pode-se dar o caso de estar encruada ,daí começar a fazer nova ,a criaçâo vai á vida ,pois se vazar ,nada feito ,fica fraca ,as gotas protovit ,para mim ajudam as aves ,dei e está tudo bem ,têm saude .
Dê aqui uma olhada
:left: http://www.gforum.tv/board/1056/558287/o-arranque-das-penas-info-detalhada.html
Vá dando noticias amigo .abaço forte:espi28:Cerveja Gforum
 
Última edição:

rcc_pt

GF Prata
Entrou
Nov 19, 2006
Mensagens
460
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela atenção e dicas.
De facto a canária encontra-se em local frio (numa varanda mas está debaixo de um telheiro e a gaiola tem proteção lateral e no fundo). Durante a noite também tapo a parte da frente da gaiola e só destapo de manhã cedo, mas não sei se será suficiente.
Tenho 4 casais nestas condições, duas canarias andam a preparar o ninho mas ainda nenhuma pôs ovos, no entanto o problema que reportei só acontece naquela.
A alimentação é igual para todos (mistura tadicional, papas, uma seleção especial de sementes que me aconselharam para agora e também uma papa à base de frutos) e as plumagens estão excelentes à excepção desta canária.
Com toda esta análise, para já só posso concluir que ela seja mais sensível ao frio do que todos os outros que tenho.
Em relação ao macho que está com ela, dão-se muito bem, andam sempre aos beijos e não vi agressões.
Cumprimentos
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,632
Gostos Recebidos
158
Boas, gostaria que alguém me pudesse dar alguma dica sobre o seguinte problema:
Tenho uma canária que adquiri há cerca de seis meses. Desde há mais ou menos 3 meses que a sua plumagem não está nas melhores condições sendo a queda de penas frequente e neste momento a asa direita só tem penas pequenas que crescem muito devagar e fracas.
Já tentei ver se tem piolhos mas não me parece.
A mesma come bem e bebe normalmente e tem vivacidade pelo que não entendo o porquê da queda das penas e a dificuldade da sua renovação.
Agradecia alguma dica para resolver o problema.

não sei de que ano é a canária , mas também pode acontecer estar-mos perante uma muda da pena fora de época e/ou prolongada, isso é bem possível de acontecer … já que os canários novos iniciam a muda entre junho e setembro ( em geral ) e já os os canários adultos ( com mais de um ano) iniciam a muda entre julho e outubro

além de que há que ter em atenção, que situações como a que relata, também acontecem quando há bastantes variações climatéricas incidentes sobre onde a canária se encontra [ gaiola | viveiro ] e as luzes acesas durante a noite ( candeeiros da rua que iluminem através das janelas da habitação, por exemplo ) também têm bastante influência para o caso presente

já tive ocasionalmente , algumas situações idênticas a esta que refere , nos meus canários e, o melhor remédio que consegui , foi mesmo colocar as aves nestas condições perante a exposição directa do Sol ... 3 a 4 horas diárias
 

rcc_pt

GF Prata
Entrou
Nov 19, 2006
Mensagens
460
Gostos Recebidos
0
Mais uma vez obrigado pelas respostas.
A canária é de meados de 2012, está numa gaiola com um macho também nascido na mesma altura.
A gaiola tem mais ou menos 50cmX35cmX40cm e não tem luz artificial durante a noite.
Durante o dia apanha os primeiros raios solares logo quando o sol nasce pois está virada a nascente (mas só durante duas horas) e depois só recebe luz do sol indireta pois o telheiro faz-lhe sombra.
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,632
Gostos Recebidos
158
Mais uma vez obrigado pelas respostas.
A canária é de meados de 2012, está numa gaiola com um macho também nascido na mesma altura.
A gaiola tem mais ou menos 50cmX35cmX40cm e não tem luz artificial durante a noite.
Durante o dia apanha os primeiros raios solares logo quando o sol nasce pois está virada a nascente (mas só durante duas horas) e depois só recebe luz do sol indireta pois o telheiro faz-lhe sombra.

esses raios solares são manifestamente insuficientes, pelo menos para o caso como o que refere, sendo que são claramente menos intensivos nesse período
em face disso, aconselho a que dê um suplemento vitamínico , que sem dúvida está fazendo falta
deixo aqui uma indicação do que deve obter e de como aplicar

qualquer farmácie vende esta vitamina que se chama PROTOVIT e, vai colocar 2 gotas em cada bebedouro, logo pela manhã, sendo que deve retirar os bebedouros por volta das 18h00 [ do dia anterior ] da gaiola e deixar as aves sem os mesmos ... assim, logo pela manhã irá colocar os bebedouros mas com as gotas do PROTOVIT
faça esta operação 3 dias seguidos e interrompa por 6 a 7 dias e volte novamente a dar as gotas conforme referi em igual período, modo e dose
depois é aguardar ...

 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela atenção e dicas.
De facto a canária encontra-se em local frio (numa varanda mas está debaixo de um telheiro e a gaiola tem proteção lateral e no fundo). Durante a noite também tapo a parte da frente da gaiola e só destapo de manhã cedo, mas não sei se será suficiente.
Tenho 4 casais nestas condições, duas canarias andam a preparar o ninho mas ainda nenhuma pôs ovos, no entanto o problema que reportei só acontece naquela.
A alimentação é igual para todos (mistura tadicional, papas, uma seleção especial de sementes que me aconselharam para agora e também uma papa à base de frutos) e as plumagens estão excelentes à excepção desta canária.
Com toda esta análise, para já só posso concluir que ela seja mais sensível ao frio do que todos os outros que tenho.
Em relação ao macho que está com ela, dão-se muito bem, andam sempre aos beijos e não vi agressões.
Cumprimentos
Bons dias
Isso é do frio ,de certezinha absoluta noites húmidas e frias é certinho e direitinho ,isto é como tudo na vida ,existe seres humanos mais resistentes que outros a doenças ,o protovit pode dar 4 gotas que nâo faz mal e nesse periodo ,nada de fruta ou legumes .o calcio ou gritt é importante para o desenvolvimento dos canudos ,onde se faz a formaçâo da pena ,pode também colocar água de alho para tomarem banho ,basta cortar uma lasca de alho ,esmagá-la e colocar água numa banheira,ou até mesmo borrifá-los ,existe um chá de banho que se dava aos pombos que é muito bom ,mas nâo sei se existe ainda essa marca
Tente ao máximo resguardar de frio e vento ,o sol muito incidente sobre as aves ,seca-as e depois as mudanças bruscas de temperaturas,faz destas e doutras,umas fotos seria do best para ver melhor,verifique o telheiro ,se é de chapa ou telha e se deve colocar um forro ,com interior em cortiça ,se aqueçe muito com o sol,ppois entretamno a temperaturas de verâo ou primavera vâo aumentar ,mais qunte fica ,na altura em que estiverem já com filhos morre tudo seco ,abraço
 
Última edição:

rcc_pt

GF Prata
Entrou
Nov 19, 2006
Mensagens
460
Gostos Recebidos
0
Boas, vou seguir alguns dos vossos conselhos e depois digo como correu.
Já agora e a titulo de mais informação, hoje verifiquei que apesar da asa depenada a canária tem o ninho praticamente feito, só faltam mesmo os ovos.
Quanto a fotos, eu prefiro não as tirar porque para as mesmas ilustrarem o problema em pormenor eu tinha que pegar na canária e abrir a asa e prefiro não lhe mexer nesta fase. A asa tem apenas uma penugem pequena que parece pêlo e quando fechada não se vê (só se nota a ausência das penas compridas).
Cumprimentos
 
Última edição:

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,632
Gostos Recebidos
158
Boas, vou seguir alguns dos vossos conselhos e depois digo como correu.
Já agora e a titulo de mais informação, hoje verifiquei que apesar da asa depenada a canária tem o ninho praticamente feito, só faltam mesmo os ovos.
Cumprimentos

é precisamente nesta altura e agora que deve tomar especial atenção à toma do suplemento vitamínico já que o choco dos ovos requer um esforço suplementar para a ave e, depois estimo que por ai na gaiola a temperatura ronde os 15/16 º , provável pela localização que diz da gaiola, o que é manifestamente baixo , apesar de natural para a época e nessas condições, logo o esforço da ave para embrionar o ovo com o calor do seu corpo vai enfraquejar a canária
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Entâo é mesmo frio ,se estivesse na muda ,mesmo que atrasada ,nâo faria ninho estava fraca ,nem enchia ,por norma e pode estar a arrancar penas para ele ,boa sorte e começe já a dar papa de criaçâo semi húmida e gritt
 
Topo