Problema com Eletrobomba de poço

jotelia

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 4, 2008
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Viva pessoal!

Precisava de uma ajuda,

Tenho uma eletrobomba no poço ligada a um balão com pressostato. O pressostato arranca aos 2bar e desliga aos 3,5 bar. Assim, numa situação normal a bomba deveria desligar quando atingia a pressão 3,5bar, contudo, desde ontem que a eletrobomba continua a debitar água para além da pressão máxima não parando, fazendo disparar o rélé no contador.
Já verifiquei o pressostato e vejo que está a funcionar, i. é, liga aos 2 bar e desliga aos 3,5 bar.

Peço a vossa ajuda!

Obrigado ao forum,
 

tuxa

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
422
Gostos Recebidos
1
ja tiras-te o ar no balão
xau
 

jotelia

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 4, 2008
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Viva!
Não mexi no ar!
Mas se tirar o ar vai perder a pressão?
Desde à muito tempo sempre trabalhou normalmente.

Obg
 

F1952

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
782
Gostos Recebidos
5
Vamos lá ver se dou umas dicas dizes que o pressostato está a trabalhar em condições então tens que reparar se o contator da bomba não colou por isso não dispara certifica-te disso, e para teres a certeza de que a bomba deixa de funcionar desliga o fio da bobine do mesmo (Contator) (A1) se desligar a BOMBA é o prestotato se não desligar é o CONTATOR.
 

pepetuga

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2012
Mensagens
304
Gostos Recebidos
0
Amigo a bomba nao para e esta sempre a debitar na maxima pressao?
Ve se balao nao tem ar.a camera de ar pode estar furada de ferrugem.
O ar normalmente sao 24 bar.
 

megataso

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 11, 2008
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Boas
A falta de ar/balão roto não implica alteração na pressão de ligar e desligar
resulta em ciclos mais curtos ou seja a bomba liga e desliga mais vezes e a curva de caída de pressão também é mais abrupta.
Logo o teu problema deve ser procurado no contactor do pressostato .
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Viva pessoal!

Precisava de uma ajuda,

Tenho uma eletrobomba no poço ligada a um balão com pressostato. O pressostato arranca aos 2bar e desliga aos 3,5 bar. Assim, numa situação normal a bomba deveria desligar quando atingia a pressão 3,5bar, contudo, desde ontem que a eletrobomba continua a debitar água para além da pressão máxima não parando, fazendo disparar o rélé no contador.
Já verifiquei o pressostato e vejo que está a funcionar, i. é, liga aos 2 bar e desliga aos 3,5 bar.

Peço a vossa ajuda!

Obrigado ao forum,

O pressostato é electronico ou mecanico?
 

F1952

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
782
Gostos Recebidos
5
Não sei porque estão a dar palpites ao amigo jotelia se virem os comentários aqui postados ele nem deu resposta,se tudo estava bem para futuros que tenham o mesmo problema enfim tase bem
 

tozedossantos1

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Out 7, 2014
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Olá , tenho umas questoes para as quais necessito do vosso apoio. A questao refere-se à alimentaçao de agua para uma casa ja antiga e entre a casa das bomba e a casa existe um piso pelo qual passa o tubo que vai para casa, eu desconfio que existe alguma ruptura/fuga nesse troço, pois à saída do balao tenho uma valvula M.esferico , val. nao retorno, regulado pressao, filtro e manometro. No manometro tenho por exemplo 2,5 bar e mantem-se asim desde que este tudo aberto ate ao balao. So quando fecho a valvula à saída do balao , a pressao desce em cercade 10 segundo, portanto do balao e do balao para yaz nao ha problemas , so do balao ate casa. O propriatário nao quer partir o piso entre a casa da bomba e a casa por se tratar de uma piso ceramico XPTO (!?), mas enfim. Logico que se ele pretende nao procurar pela fuga , a responsabilidade é dele, mas fico encomodado em nao poder deixar resolvida a fuga no que se refere ao arranque da bomba, pois a bomba arranca aproximadamente de 5 em 5 minutos e trabalha 12 segundos para repôr a pressao. Ora se eu montasse uma valvula de nao retorno tipo europa a seguir ao manómetro , será pelo menos consigo diminuir a periodicidae dos arranques da bomba ?

Ainda pensei em montar à saída d tubagem logo após o manometro e antes da tubagem entrar no subsolo para a casa, uma valvula solenoide que abre quando a bomba arranca e fecha quando a bomba pára, sei que nao é soluçao mas ja que nao tenho outra opçao, desejava apenas arranjar uma maneira da bomba nao arrancar tantas vezes ou entao de preferencia deixar de arranca devido à fuga.

qq soluçao por mais arcaica que seja , é melhor do que a bomba estar a arrancar de 5 em 5 minutos para repôr a pressao, sei que a resp. é do propriatário mas queria fazer algo mais por mais carricato que possa parecer.

Obrigado por qq dica que possa receber
Bem hajam
 
Topo