Solução ao problema: configurar Plesk
A primeira aproximação à solução foi, como se pensará, modificar o arquivo PHP.ini. De fato, é o que pensava que o consertaria. Para mudar a diretiva open_basedir do php.ini. Porém, as mudanças, não surtiram efeito. Também provém mudando a diretiva include_path, porém tampouco consertou nada.
Uma vez consultado com o serviço técnico de nosso provedor, nos aconselharam mover todas as pastas ao diretório de publicação, porém não é possível, por diversas razões. Porém, nos deram a pista que o problema estava relacionado com Plesk.
Finalmente, buscando por Pear e Pesk em Google apareceu um artigo muito interessante em uma página em inglês: HOWTO: Enable PEAR/Set open_basedir
Nesse artigo está explicado passo a passo o que se tem que fazer, que vou resumir em português, para os leitores de criarweb.com que o necessitem.
Existe um arquivo que Plesk utiliza para configurar cada domínio, de modo que não convém tocar o php.ini, porque isso afetaria a todo o servidor (e nem sempre, porque algumas diretivas, como open_basedir, logo as sobrescreve Plesk em outros arquivos à parte e por muito que se toquem no php.ini não terá nenhum efeito).
Há um site onde se devem configurar as mudanças do php.ini, específicas para cada domínio alojado. No meu caso, esse arquivo de configuração não estava criado, por isso tive que criá-lo. O arquivo de configuração específico para cada domínio está no diretório
/var/www/vhosts/meudominio.com/conf
E o arquivo que há que criar aí, ou modificar se é que já existe é:
vhost.conf
Para que funcione, o conteúdo do arquivo que coloquei é o seguinte:
<Directory "/var/www/vhosts/meudominio.com/httpdocs">
php_admin_value open_basedir "/var/www/vhosts/meudominio.com/httpdocs:/tmp:/var/www/vhosts/meudominio.com/directorio_includes
php_admin_value display_errors On
</Directory>
Trata-se simplesmente de definir o open_basedir marcando todos os diretórios onde há arquivos que se pretendem incluir através de PHP. (Com incluir um diretório lhe permite incluir arquivos de todos os subdiretórios que tiver dentro)
No código anterior você pode ver que modificamos outro parâmetro do PHP:
display_errors On (Isto é para poder ver os erros diretamente na página, ao invés do log de erros, que é mais cômodo pelo menos durante as provas e até migrar definitivamente o domínio)
Agora também já sabemos onde mexer para configurar diretivas PHP do php.ini específicas para um domínio alojado. Poderemos definir todas as diretivas que se necessitem. Por exemplo, outra coisa que se pode necessitar mudar é anular o safe_mode para um domínio em concreto e isso se pode fazer através desse mesmo arquivo com a linha:
php_admin_value safe_mode Off
Para que as mudanças tenham efeito ainda temos que realizar um par de passos.
Trata-se primeiro de dizer a Plesk que atualize a configuração de um domínio. Isto se faz com o comando:
/usr/local/psa/admin/sbin/websrvmng --reconfigure-vhost --vhost-name=meudominio.com
Agora também teremos que reiniciar o apache, que se pode fazer com o comando:
/etc/init.d/httpd restart
Ou então com o comando:
service httpd restart