Portal Chamar Táxi

Problemas podem surgir até aos 15 anos após a infecção gastrointestinal

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Problemas podem surgir até aos 15 anos após a infecção gastrointestinal

gastroenterite.jpg
Gastroenterite aumenta o risco de doença de Crohn e Colite Ulcerosa Pessoas que tenham contraído gastroenterite causada por Salmonellas têm maior probabilidade de vir a desenvolver Doença Inflamatória Intestinal (DII) - Doença de Crohn e Colite Ulcerosa - mantendo-se o risco durante 15 anos ou mais. Esta é a conclusão de um relatório publicado na revista médica Gastroenterology, que revela ainda que a tendência é particularmente elevada em doentes hospitalizados.
"Todos os estudos que permitam conhecer melhor a causa da DII, bem como os factores desencadeantes são fundamentais para se avançar no conhecimento da patologia e consequente inovação terapêutica. Nesse sentido, esta investigação pode ajudar a compreender um pouco melhor os mecanismos da doença e estabelecer algum nexo de causalidade entre os dois factores referidos: gastroenterite por Salmonellas e DII", defende o Professor Fernando Magro, Médico Gastrenterologista do Hospital de S. João.
O estudo foi coordenado pelo Dr. Henrik Nielsen, do Hospital da Universidade de Aarhaus (Aalborg, Dinamarca), e compara os riscos de DII em 13,148 doentes que tiveram gastroenterite por Salmonellas, entre 1991 a 2003 e 26,216 pessoas saudáveis da mesma idade e sexo. O grupo foi observado durante 7,5 anos tendo-se diagnosticado DII, pela primeira vez, em 107 doentes com gastroenterite prévia (1,2%) e em 73 doentes do grupo controlo (0,5%), de acordo com os investigadores. O risco foi mais elevado durante o primeiro ano. Após ajustes para a idade e sexo, o risco de DII foi de 2,9%, para todo o período, e de 1,9%, se o primeiro ano após o episódio de gastroenterite foi excluído. As taxas de risco de DII foram de 5,6, para doentes hospitalizados, 30 dias antes ou depois dos episódios de gastroenterite, contra 2,1, para doentes não hospitalizados. O relatório refere ainda que a probabilidade de risco, após o episódio de gastroenterite, persistiu durante 15 anos.
A gastroenterite é uma infecção que atinge o tubo digestivo e cujos sintomas incluem diarreias, cólicas intestinais e vómitos. Pode ser causada por vírus ou bactérias, como as Salmonellas. Neste caso, ocorrem pela ingestão de alimentos contaminados com fezes, como ovos, carne e derivados.

Fonte:Correio dos Açores


 
Topo