Produção de energia eólica no Nordeste Transmontano

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Rede eléctrica reforçada no distrito


A REN - Rede Eléctrica Nacional vai investir 46 milhões de euros no reforço das ligações na Zona do Douro Internacional, que incluem três concelhos e 14 freguesias. A Secretaria de Estado do Ambiente já emitiu a Declaração de Impacte Ambiental que viabiliza o projecto, que incluiu a construção de nova subestação, quatro novas linhas e a modificação de cinco já existentes, adiantou ao JN fonte ligada ao processo.

A produção de energia eólica no Nordeste Transmontano poderá ser amplamente beneficiada com o reforço das ligações. Actualmente não é possível escoar a energia produzida, um entrave à instalação de parques eólicos. Desta forma será facilitado o transporte de energia desde Bragança até Macedo de Cavaleiros, e no futuro possibilitará o prolongamento da Rede Nacional de Transporte (RNT) à zona de Chaves. O investimento da REN vai ainda assegurar a extensão da RNT ao Nordeste, nomeadamente a Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé, de modo a criar melhores condições de alimentação dos consumos, em espacial à cidade de Bragança.

O projecto prevê um investimento de 27 milhões de euros na construção de uma nova subestação, a arrancar no último trimestre de 2008, que permitirá o reforço da capacidade de interligação com Espanha e a recolha de energia produzida proveniente do reforço da capacidade produtiva das centrais hidroeléctricas de Picote e Bemposta.

Jornal de Notícias
Glória Lopes
 
Topo