Protótipo tenta desenterrar a vida passada em Março

Mr.T @

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2008
Mensagens
3,493
Gostos Recebidos
0
:espi28: Um robôt projectado para tocar e analisar a água em Marte, pela primeira vez, está preparado para o lançamento no Centro Espacial Kennedy na Flórida, segundo disseram os funcionários na Terça-feira.

É esperada que a nave, conhecido como Phoenix, aterre na região polar do norte de Marte e cave o solo. O lançamento esta agendado para o dia 3 de Agosto na Base Aérea de Cape Canaveral.

Suportado pela evidência de que Marte ja foi revestido de água, os cientistas estão desejando recuperar uma amostra real para ver se os materiais da vida existem.

Uma frota de satélites e rovers estiveram ja a escoriar a superfície de Marte para tentar determinar se o planeta foi habitável nalgum momento do seu passado.

Os cientistas também querem perceber as modificações ambientais e climáticas que viraram o que é acreditado ter sido um mundo quente, aquoso, num frio, deserto e seco que existe hoje.

O Fenix acrescentará uma perspectiva microscópica à mistura

Chegando a Marte em Maio de 2008, a nave espacial deve aterrar na altura em que o gelo do Inverno começa a retroceder em volta do gorro polar. Os cientistas esperam que o prototipo aterre em solo recentemente exposto, mas o seu objectivo principal reside somente abaixo da superfície.

Entre os instrumentos da Fenix encontram-se dispositivos para cavar e furar, fotografam e analisam quimicamente o solo e amostras de gelo.

O cientista planet´rio e responsável pela Phoenix disse numa entrevista: "Esperamos um solo difícil e frio, diretamente abaixo da terra."

As amostras serão dissolvidas na água para procurar sais, que provavelmente teriam sido depositados durante as condições aquosas no passado.

O laboratório de bordo de Fenix também inclui pequenos fornos para decompor minerais das amostras da análise química.
 
Topo