• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Provérbios e seus significados - II

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
11. “O pior cego é aquele que não quer ver”
Indica que uma determinada pessoa não está a analisar devidamente uma situação ou um problema porque está impedido de o fazer por outras razões, normalmente emocionais. Aplica-se em situações onde é melhor analisar problemas com a razão em vez do coração.


12. “Apressado come cru”
Provérbio em tudo semelhante ao famoso “a pressa é inimiga da perfeição”. Aplica-se em casos onde a paciência é a qualidade necessária para resolver uma situação, tarefa ou problema.


13. “Plantar verde para colher maduro”
Outro dos provérbios portugueses sobre as virtudes da paciência e de pensar a longo prazo. Significa que devemos preparar o futuro com antecedência e ser pacientes na espera pelos resultados. Aplica-se também quando alguém utiliza perguntas hábeis para conseguir as respostas que pretende.


14. “Quem ri por último ri melhor”
A vida dá muitas voltas, por vezes inesperadas. Por isso mesmo, é melhor esperar pelo último momento para cantar vitória. Só assim poderá evitar desilusões e expectativas que não foram cumpridas.


15. “Filhos criados, trabalhos dobrados”
Ditado popular que significa que os filhos continuam a causar preocupações mesmo quando se tornam adultos. Além disso, essas preocupações podem ser ainda maiores do que quando eles eram crianças.


16. “De noite, todos os gatos são pardos”
Provérbio com uma explicação física: na escuridão é difícil distinguir as cores. Significa que tudo parece igual quando analisamos algo “na escuridão”, ou seja, sem conhecimentos suficientes. Aplica-se também nas situações em que tentamos analisar um problema numa situação de stress ou tensão.


17. “Depois da batalha aparecem os valentes”
O significado deste provérbio popular é simples e evidente: muitas pessoas mostram ser corajosas ou sábias apenas depois do problema já ter sido resolvido. Aplica-se também em situações em que alguém se gaba do que não fez ou em casos em que alguém diz ser capaz de fazer algo mas depois desiste e aparece apenas no final para dar o seu palpite.


18. “Não adianta lamentar a morte da bezerra”
Aplica-se em situações em que alguém se lamenta sobre algo que já não pode ser alterado. Pretender transmitir a ideia de que é melhor pensar no presente e o futuro em vez de recordar os problemas do passado.


19. “Deus ajuda quem cedo madruga”
Apesar de se aplicar muitas vezes às pessoas que acordam cedo, significa que aqueles que trabalham mais são recompensados com coisas boas e melhores resultados. Normalmente, uma pessoa que acorda cedo é considerada mais trabalhadora e esforçada do que alguém que acorda tarde.


20. “Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”
Provérbio popular muito comum em Portugal e no Brasil. Pretende transmitir a ideia de que é melhor opinar sobre as zangas entre os membros de um casal. Geralmente, por 3 motivos: porque não sabemos a história toda, porque podemos faltar ao respeito à sua privacidade e porque cada casal tem a sua própria dinâmica que, muitas vezes, é difícil de compreender por quem está de fora.
 
Topo