- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,839
- Gostos Recebidos
- 1,194
Agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) salvaram uma "bebé de 9 meses" que se encontrava em "asfixia" na freguesia da Encosta do Sol, no concelho da Amadora. A situação ocorreu no passado dia 14 de dezembro, cerca das 20h15, e "terá sido causada pela ingestão acidental de um pequeno objeto enquanto a criança brincava".
Em comunicado enviado às redações esta quarta-feira, dia 17 de dezembro, a PSP avança ainda que o alerta "foi dado quando o progenitor da criança se deslocou, em estado de grande aflição, à Esquadra da Brandoa, informando que a filha se encontrava a sufocar".
De imediato, "polícias da Esquadra de Investigação Criminal da Amadora, que ali se encontravam, acompanharam o cidadão até à residência, onde verificaram que o bebé apresentava sinais evidentes de asfixia, nomeadamente alteração da coloração da pele".
"Perante a gravidade da situação", os polícias "iniciaram prontamente manobras de desobstrução das vias aéreas, conseguindo reverter o quadro clínico, levando a criança a recuperar a respiração, a chorar e a apresentar coloração normal da pele, afastando o perigo iminente de vida".
Poucos minutos depois, compareceram no local os Bombeiros Voluntários da Amadora, "que confirmaram a estabilidade da criança e procederam ao seu transporte para o Hospital São Francisco Xavier, onde ficou em observação médica", é também descrito.
Na mesma nota, a Polícia de Segurança Pública releva a "pronta intervenção dos seus elementos, sublinhando a importância da formação em primeiros socorros, bem como da rápida articulação com os meios de emergência, fatores determinantes para a preservação da vida humana".
A PSP aproveita ainda para alertar pais e cuidadores para a necessidade de especial atenção à segurança de bebés e crianças, em particular no que respeita a pequenos objetos suscetíveis de provocar asfixia.
IN:NM
