• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Quais os canais PMR 446 com mais actividade

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Os primeiros PMRs 446 só tinham 8 canais, apenas mais tarde apareceram os de 16 canais. Por esse motivo há mais atividade nos primeiros 8.

Lojas, pessoal das obras, instrutores de cartas de condução, eventos no geral e muitas crianças a falar com o walkie talkie, é o que podemos encontrar.

Alguns equipamentos utilizam VOX, em que a emissão é ativada pela voz em vez de carregar na PTT para falar. Nestes casos há por vezes emissões indesejadas acionadas pelo ruído ambiente e ocupando o canal.

Para quem quer desenvolver as comunicações em PMR 446 existem canais que regularmente têm treinos a um determinado dia da semana. Outros canais que embora não tenham dia ou horário, estão destinados ou são utilizados frequentemente com um motivo específico.

A qualquer momento, grupos de pessoas ou organizações escolhem os seus canais e eventualmente os tons de proteção, por isso apenas a escuta regular permite saber o que poderá escutar na sua região. A informação que se segue é aquela que é conhecida e com aplicação a nível nacional, pelo menos no continente. São eles.

Canal 1

Canal mais utilizado pois é o que vem selecionado por defeito quando se compra um walkie Talkie PMR 446. Muitas pessoas apenas ligam o equipamento e começam a falar.

Canal 3

Canal utilizado pelo Plano 3-3-3 e que tem o treino semanal aos sábados das 21:00 às 22:00. Organizada pelo macanudos.org esta iniciativa visa treinar as pessoas e criar uma rede alternativa de comunicações a ser utilizada em caso de emergência generalizada.

Canal 4

Postos de vigia das florestas. Embora não seja uma forma oficial de comunicação, foi adotado por muitos postos de vigia o canal 4 para manterem contacto entre si. Pela sua localização privilegiada é possível ouvir estas comunicações a quilómetros de distância embora a atividade seja reduzida.

Cana 7

À semelhança de outros países, também em Portugal existe a iniciativa chamada 7-7 Rádio Atividades Natureza. Trata-se de manter escuta e comunicação em canal 7 com o tom de proteção 7 (CTCSS 85,4 Hz), especialmente em caminhada e atividades na natureza. Há muitos adeptos dos contactos neste canal e o seu treino semanal é aos sábados entre as 15.00 e as 17.00.

Canal 8

É convencionado ser o canal de chamada. É neste canal que preferencialmente deverá chamar se quiser contactar alguém. Não tem treino semanal nem horário específico mas é um dos canais com mais utilizadores à escuta e que gostam de fazer contactos.
Este canal também é utilizado pelo SER – Serviço de Emergência Rádio, especialmente na zona das Caldas da Rainha, podendo ser uma mais valia em caso de emergência.

Canal 11

Baseada numa iniciativa internacional a APROSOC utiliza o canal 11 com um tom que não é standard (CTCSS 69.3Hz). Chama-se canal 112 ou 11.2. O intuito é a comunicação interna dos seus membros em ações de socorro.

Canal 12

Canal adotado pela ANARPT e pela sua Rede Oásis para o treino semanal aos Domingos entre as 10:00 e as 12:00. Com atividade a nível nacional, este treino aberto ao público é uma forma de fazer contactos e testar equipamentos.

Esta informação será útil em caso de catástrofe ou necessidade generalizada, ajudando a escolher canais onde mais provavelmente encontrará alguém a quem possa pedir ajuda ou mesmo ajudar.

No entanto fica a ressalva de que as comunicações em PMR 446 nada têm a ver com proteção civil ou ajuda oficial.
 
Topo