Portal Chamar Táxi

Informação Quantas vezes deve lavar os lençóis, segundo uma microbióloga

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
49,807
Gostos Recebidos
1,193
naom_69404c6e28d63.webp


A grande maioria das pessoas passa cerca de 1/3 da vida na cama. Dormir não é apenas um momento de descanso, é essencial para o funcionamento normal do cérebro e da saúde em geral.


Embora o número de horas que se dorme seja importante, o ambiente em que isto acontece também é essencial para a qualidade de sono. Afinal, quem não gosta de se deitar numa cama como lençóis novos e lavados?


No entanto, coloca-se a questão: com que frequência se deve lavar a roupa de cama? E quando se deve trocar os edredões?


O que acontece quando dormimos?​


Segundo a microbióloga Primrose Freestone revelou ao jornal Independent, todas as noites libertamos centenas de milhares de células da pele, assim como óleos pelas glândulas sebáceas e transpiramos até 250 ml de líquidos - mesmo que tenhamos tomado banho antes de dormir.


Na nossa pele existem milhões de bactérias e fundos, muitos dos quais passam para os lençóis, almofadas e edredões à medida que nos mexemos.


Para além disso, durante o dia o cabelo e a pele acumulam poeiras, pólen e componentes alergénicos que também podem acabar nos lençóis. Estes podem dar origem a alergias, afetar a respiração e contribuir para a má qualidade de ar no quarto.


Ácaros e fungos: os companheiros invisíveis noturnos​


As escamas da pele que largamos todas as noites servem de alimentos para os ácaros, que adoram lençóis e almofadas quentes e húmidos. Estes ácaros poderão levar a condições como eczema, asma e rinite alérgica.


Existem ainda os fungos. Algumas espécies, como é o caso do spergillus fumigatus, foram detetados em almofadas usadas podendo levar a infeções pulmonares graves, principalmente em pessoas com o sistema imunológico fraco.


Como que frequência deve lavar os lençóis, almofadas e colchões?​


Segundo a microbióloga deverá mudar os lençóis semanalmente ou a cada 3/4 dias no caso de estar doente, de transpirar muito ou dividir a cama com animais de estimação.


Deverá lavar a uma temperatura de 60°C ou recorrendo a uma maior quantidade de detergente para acabar com as bactérias e ácaros. Para uma higienização mais profunda poderá recorrer ao ferro de engomar.


No que diz respeito aos colchões deverá aspirá-los uma vez por semana e deixá-los a arejar algumas horas. Aconselha-se ainda a usar um protetor de colchão de plástico ou antialérgico.


Já em relação às almofadas deverá lavá-las a cada 4/6 meses, pois o material interno poderá abrigar bactérias e bolor.


E os cobertores e capas de edredão?​


Quanto a cobertores e capas de edredão deverá lavá-los a cada duas semanas, aumentando a frequência no caso de animais de estimação. O ideal será lavar a uma temperatura de 60°C ou mais alta, se assim a etiqueta de cuidados o permitir.


Nos edredões recomenda-se a sua lavagem a cada 3/4 meses, dependendo do uso.


Lembre-se que apesar da sua cama aparentar estar limpa, não faltam micróbios, ácaros e outras bactérias. Lavar a roupa de cama não é uma questão de saúde.

IN:NM
 
Topo