Quedas e trambolhões

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,454
Gostos Recebidos
166
Saiba como prevenir


São curiosos e mexidos. À medida que vão crescendo, o perigo de sofrerem quedas é mais eminente. Prepare a sua casa à medida do seu filho, não deixe de o vigiar e aceite as nossas dicas preventivas para que a segurança seja uma realidade no dia-a-dia familiar.

Os acidentes domésticos e de lazer são frequentes em todas as casas, por mais cuidado que se tenha. As quedas de crianças tornam-se preocupantes e “as mais graves, em termos de mortalidade, são as de janelas e varandas”, conforme explica Sandra Nascimento, presidente da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI).

Como as crianças pequenas não têm noção do perigo nem o conseguem evitar, terão de ser os pais ou os cuidadores a ter cuidados redobrados. Com os bebés, na hora de mudar a fralda, todos as precauções são poucas (os móveis são muito altos, os bebés viram-se em segundos e podem cair, batendo com a cabeça no chão).

Até aos cinco anos, 80% dos acidentes ocorrem em casa. A partir desta altura, começam a ser mais frequentes na escola, onde as crianças passam a maior parte do tempo.

Uma forma prática dos pais prevenirem estas quedas passa por prepararem a casa. “Há que vê-la na perspectiva da criança. Quanto mais autonomia têm os mais novos, mais escapam à vigilância dos pais que acaba por não ser suficiente, apesar de essencial”, defende Sandra Nascimento.


O meio ambiente envolvente
Os bebés gostam de explorar o meio que os rodeia. Por isso, os pais devem criar regras em casa, preparar os espaços com barreiras de protecção para evitar que caiam e adaptar as mesmas orientações quando os seus filhos ficam ao cuidado dos avós, tios, amigos ou outros.

Para evitar as quedas, nunca deixe o seu bebé no sofá ou na sua cama sozinho. O tempo de atender a porta, o telefone ou de se levantar para ir buscar uma coisa (como por exemplo, uma fralda) é mais do que suficiente para que ele caia.

Antes de mudar a fralda ou de dar banho ao bebé, tenha tudo à mão. Se por acaso se esquecer de algo, peça ao seu companheiro para lhe levar. Se estiver sozinha em casa com o bebé, pegue nele e vão juntos buscar o produto ou acessório que faz falta para tais tarefas. Quando mudar a fralda, mantenha a mão na barriga do bebé para evitar que ele se movimente porque, apesar de não andar nos primeiros meses de vida, pode rebolar com velocidade suficiente para cair.

No banho, não será má ideia colocar um tapete antiderrapante na banheira pois os bebés escorregam facilmente com o sabonete e os produtos de higiene.


Quando já dá os primeiros passinhos…
A partir do momento em que o bebé começa a andar, o seu descanso será ainda menor. Se tiver uma casa com escadas, deve proteger todas essas áreas com barreiras de protecção. As varandas e terraços também têm de ser protegidos com cancelas, fechos de protecção ou redes protectoras.

Evite comprar andarilhos para o seu bebé. Há quem os considere muito engraçados e úteis mas não se deixe convencer pois os andarilhos provocam inúmeras quedas e acidentes domésticos nos primeiros meses de vida. Há quem considere que são óptimos para o bebé começar a andar mas, pelo contrário, dificultam a adequada aprendizagem.

Agora que se desloca com relativa facilidade, o bebé vai procurar alcançar tudo o que lhe chama à atenção (por exemplo, fios eléctricos, tomadas, equipamentos de cozinha). Coloque os objectos em móveis altos para que nenhum deles caia em cima do pequenote. Não se esqueça que a curiosidade, nestas idades, é perigosa…

O bebé deve explorar o mundo e não deve criar demasiadas regras nem protegê-lo em demasia. Bastará preparar o seu espaço para eventuais acidentes que acontecem quase sempre em idades precoces. No entanto, há quedas realmente preocupantes e que aumentam as estatísticas de idas ao hospital e, algumas vezes, de graves acidentes. Sem a querermos assustar, consideramos que, se tiver comportamentos preventivos, a vida familiar ganhará em termos de segurança e de um crescimento saudável.

sapo.
 
Topo