• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Quer aceder ao Windows 10 remotamente? Use o OneDrive

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
O Windows, e todo o seu ecossistema, têm algumas ferramentas e serviços que nem todos conhecem. São pequenas pérolas que quando exploradas podem ser extremamente úteis aos utilizadores.

O OneDrive, que todos conhecem como o serviço cloud da Microsoft, tem escondido um acesso direto a qualquer PC, para os utilizadores conseguirem ver e gerir os seus ficheiros. Veja como o pode usar.

onedrive_0.jpg

Ao OneDrive todos associam o serviço cloud da Microsoft, onde podem ser guardadas cópias dos ficheiros importantes, para acesso remoto e a qualquer altura.

O que poucos sabem é que este serviço dá acesso em tempo real a todos os ficheiros de um PC, não havendo, no entanto, qualquer cópia. Basta navegar e escolher os ficheiros que querem copiar. Basta que o PC esteja ligado e com acesso à Internet.

Configurar o acesso remoto no Windows 10

Para poderem usar esta funcionalidade única, os utilizadores precisam de configurar o OneDrive no Windows 10. Para além de precisarem de ter o serviço a correr e configurado, precisam de uma última opção ativa. Comecem por aceder às definições do OneDrive no Windows 10.

onedrive_pc_1.jpg

Depois, no separador Settings, escolham a opção Let me use OneDrive to fetch any files on this PC. Esta não deverá estar seleccionada, mas é essencial para que possam aceder ao vosso PC pelo OneDrive.

Devem após isto aplicar a alteração, carregando no botão OK para que o Windows a assuma.

onedrive_pc_2.jpg

Após este passo a configuração do Windows fica terminada, estando agora esse PC pronto a ser acedido pelo OneDrive.

Aceder ao Windows 10 pelo OneDrive

Para se conseguir navegar nos ficheiros do PC pelo OneDrive, devem aceder a este serviço com a mesma conta que configuraram no PC. Vão ver na interface do OneDrive a opção PC e é aí que devem aceder.

Vão ver a lista de PCs que têm configurados e para cada um deverá ser mostrado o nome que a máquina tem, para uma mais fácil identificação.

onedrive_1.jpg

Ao escolherem um dos PCs vão poder ver de imediato o acesso a várias zonas do disco. A primeira mostra os favoritos, a segunda as bibliotecas e por fim vão ter acesso ao disco todo.

Pode ser pedido um código de segurança para desbloquear o acesso, mas depois, e tal como no explorador de ficheiros do Windows, vão poder navegar nas pastas até chegarem aos ficheiros pretendidos, que podem depois descarregar.

onedrive_2.jpg

Pode não ser uma forma gráfica de aceder ao Windows, mas é algo que pode ser extremamente útil aos utilizadores quando não estão junto das suas máquinas. Todo o disco está disponível e pronto a ser navegado, tal como acontece nas suas máquinas.

Fonte
 
Topo