kokas
GF Ouro
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3
A Câmara Baixa do Parlamento russo aprovou esta quarta-feira uma amnistia que abrange cerca de 25 mil detidos e que vai incluir as detidas do grupo punk Pussy Riot e os ativistas do Greenpeace que foram detidos a bordo do "Arctic Sunrise".A amnistia, proposta inicialmente pelo presidente Putin para celebrar os 20 anos da Constituição russa, foi ampliada pela Duma aos condenados e acusados de participar em desordens públicas.
Porém, a amnistia - que entrará em vigor aquando da publicação oficial, que se prevê aconteça esta semana - não é aplicável aos acusados de "organizar desordens públicas", pelo que não inclui o líder da Frente de Esquerdas, Serguéi Udaltsov, que está sob prisão domiciliária e que poderá ser condenado a 10 anos de prisão.
Serguéi Udaltsov esteve à frente dos protestos contra o Kremlin aquando da reeleição de Vladimir Putin, em maio de 2012, que se transformou em palco de violentos confrontos.
O perdão, de acordo com o texto aprovado por unanimidade, beneficia "setores sociais mais desprotegidos", entre os quais estão menores de idade, grávidas e mães de filhos menores, incapacitados, militares e ex-polícias "que tenham participado na defesa da pátria".
Cerca de 25 mil pessoas preenchem as condições previstas, ficando de fora condenados por delitos graves e com penas de prisão superiores a cinco anos.
jn