• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Radioamador - Ética Operacional

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Muitas vezes um radioamador chegado recentemente ao nosso hobby, ou mesmo os mais antigos, podem desenvolver maus hábitos e procedimentos de operação radioamadoristicos inadequados apenas por falta de conhecimento dos procedimentos.

Os comentários que se seguem fornecem princípios básicos para o uso consciencioso das nossas frequências.

1- Antes de fazer uma chamada, certifique-se que a frequência não está ocupada.

2- Nenhum grupo, Associação, operador individual, tem o direito exclusivo a uma frequência especifica, a menos que esteja conduzindo tráfego de emergência.

3- Não interrompa uma conversação a meio, se pretende chamar uma estação que está no QSO .Espere pelo menos até que o câmbio da estação que está a transmitir termine e só então anuncie o seu indicativo de chamada, o uso do “BREAK” só é permitido em caso de comprovada emergência.

4- Identificar uma estação com “BOA TARDE”,”BOM DIA”, ESTOU A CHEGAR?”, etc, não são formas de identificação.

5- Não é necessário identificar-se a cada passagem de câmbio; faça-o a cada 5 minutos, bem como no inicio e no fim de cada QSO. Estas regras são aceites internacionalmente.

6- Quando uma estação chegar ao QSO, mesmo que seja o seu melhor amigo, esta deve aguardar a sequência natural do QSO, e só então quando lhe for passada a palavra deverá transmitir.

7- É sinal de prática operacional deficiente deixar a frequência a “quem de direito”,normalmente provoca confusão logo a seguir.

8- É extremamente desagradável desenvolver uma conversa bilateral em um QSO roda com os demais colegas colocados de parte.

9- Nunca faça comentários ou observações durante a conversação de outros, é extremamente deselegante.

10- Nunca transmita “ sobre” outra estação. Primeiro porque é ilegal, segundo, porque prejudica a todos, pois nenhuma das estações será compreendida.

11- Use frases elegantes na sua conversa. Evite palavras ofensivas á moral pública que venham a ferir a susceptibilidade de quem está a escutar as bandas.

12- Lembre-se que a sua transmissão está a ser escutada por muitos radioescutas, inclusive não radioamadores. Do que disser nas nossas faixas dependerá o conceito que cada ouvinte fará do radioamadorismo Português.

13- Não interrompa quem está a falar, salvo tenha algo muito importante a transmitir.

14- A palavra “BREAK” é estritamente reservada para tráfego de emergência.

15- Não opere em frequências que não lhe estão atribuídas.

16- Mantenha-se permanentemente actualizado com a legislação radioamadorística. Tenha sempre presente os termos em que lhe foi conferido o privilégio de ser radioamador.

17- Não utilize as bandas para fins comerciais ou políticos.

18- Guarde sigilo quanto às comunicações eventualmente ouvidas em outras faixas que não de amador.

19- Respeite os segmentos de bandas destinados às diversas práticas operacionais.

20- Para os QSO locais (dentro do pais) de preferência nas bandas de 40 e 80 metros ou então as bandas de VHF/UHF (na mesma cidade ou região).

21- Faça sempre saber que evita contactar com estações que sejam violadoras habituais dos preceitos básicos de ética operacional.



E NOS REPETIDORES…….

1-Antes de aceder a um repetidor, primeiro escute para se familiarizar com as características do seu funcionamento. Para iniciar o contacto comunique que está na frequência informando o seu indicativo de chamada.

2-Faça uma pausa entre transmissões. Isto permite que outros radioamadores tenham a oportunidade de aceder ao repetidor.

3-Não é bom procedimento aceder a um repetidor com uma portadora não modulada (sem áudio) constantemente, é irritante para quem está á escuta da mesma.

4-Mantenha transmissões curtas e meditadas. Não permita que o Time-out-Time (temporizador do repetidor) fique activado, se assim for o repetidor ficará inoperacional durante alguns segundos.

5-Utilize comunicações SIMPLEX , sempre que possível. Se puder terminar um QSO numa frequência directa, não há necessidade de manter o repetidor ocupado e impedir que outros o utilizem.

6-Utilize a mínima potência para realizar a comunicação. Além de não forçar o equipamento, minimiza a possibilidade de accionar outro repetidor mais distante que porventura utilize a mesma frequência.

7-Esteja atento á sinalização emitida pelo repetidor, alguns repetidores e nomeadamente os desta ASSOCIAÇÃO emitem um sinal tipo BIP-BIP quando estão a ser alimentados com energia alternativa (baterias)o uso abusivo quando este sinal está a ser emitido poderá provocar o esgotamento das baterias, provocando que o repetidor fique inoperativo, em caso de emergência não será possível existirem comunicações.

8-Embora instalados no alto de torres, edifícios e montanhas, os repetidores não caem do céu. O equipamento, as antenas, cabos coaxiais, alimentação, etc, são montados e mantidos com consideráveis gastos. Geralmente um grupo (Associação) são os responsáveis pela instalação e manutenção. Sem apoio financeiro, além de não haver expansão de repetidores existentes alguns poderão ficar desactivados, colabore com a Associação da sua região (A.R.A.T.), ou com as Associações proprietárias dos repetidores que mais utiliza. Os repetidores estão em funcionamento para serem utilizados, mas lembre-se ”USE MAS NÃO ABUSE”.



Comentário final…

Os princípios éticos são a base de um radioamadorismo sadio, fraterno e construtivo e visam proporcionar a harmonia e o entusiasmo humano.

O radioamadorismo é um contínuo processo de aprendizagem. Aprendemos através de instruções e exemplos.

Todos temos o dever de evitar que as autoridades que gerem o espectro rádio-eléctrico (ANACOM) nos venham ensinar o que já deveríamos ter aprendido na convivência com pessoas educadas.

Os radioamadores devem conduzir-se nas faixas com integral respeito às normas legais, sobretudo as que regulam o SERVIÇO de RADIOAMADOR.

A nossa obrigação perante os demais colegas radioamadores não se limita apenas a dispositivos legais, mais importante, é o uso do bom senso e da cortesia recíproca, ao compartilharmos as frequências que nos estão destinadas.



Ler mais: https://ct2gpz.webnode.com.pt/etica-operacional/
 
Topo