Rastreio oftalmológico até aos três anos

estela

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,669
Gostos Recebidos
0
300x210


É a recomendação do presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, no Dia Mundial da Visão.


Assinalando o Dia Mundial da Visão, que hoje se celebra, a Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPO) alerta os pais para a necessidade de realizar exames aos olhos das crianças até aos três anos de idade. Muitos problemas têm diagnóstico tardio o que compromete ou dificulta o tratamento e as hipóteses de melhoria.

Dos 100 mil bebés que nascem anualmente em Portugal, perto de cinco mil poderão vir a ser amblíopes. António Travassos, presidente da SPO, explicou à agência Lusa que a ambliopia, vulgarmente chamada «olho preguiçoso», é a doença dos olhos que mais afecta as crianças portuguesas e «é totalmente recuperável em muitos casos, só que as crianças chegam demasiado tarde às consultas».

Este problema é, por isso, uma das maiores prioridades do Programa Nacional para a Saúde da Visão, que visa a redução dos problemas de visão não diagnosticados e a redução dos casos de cegueira.

O diagnóstico tardio de problemas de visão nas crianças deve-se muitas vezes ao facto de estas terem um comportamento e desenvolvimento normais. Quando apenas um olho é afectado, o cérebro deixa de contar com ele, e a criança recebe no seu cérebro apenas imagens captadas por um dos olhos.

Porque as células cerebrais têm um período determinado na infância para serem estimuladas pela visão, quando isso não acontece pode ser irreversível a sua recuperação. Daí a importância de fazer um rastreio precoce.




In:IOLMae
 
Topo