• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Receitas Vegetarianas (Pratos)

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Aqui vos deixo algumas sugestões de receitas vegetarianas que pode experimentar com facilidade e para as quais pode encontrar facilmente os ingredientes necessários.
:espi28:

Pratos

COZIDO DE SEITAN

Ingredientes
½ Couve branca
2 Courgettes
2 Cenouras
2 Nabos
1 Farinheira de soja
1 Chouriço se soja
400 g de seitan
2 Folhas de louro
2 dl de Azeite
2 Colheres de sopa de shoyu
1 Caldo vegetal
1 Raminho de salsa
300 g de Batatas
Sal a gosto
Tiras de gengibre fresco

Lave e corte os vegetais (sugestões):
- a couve em quatro partes
- a courgette ás rodelas grossas
- as cenouras ás rodelas grossas
- os nabos aos cubos
- as batatas cortadas ao seu gosto, em metade ou em quatro

Leve um tacho ao lume com água, temperada com o caldo vegetal, um pouco de sal e o gengibre cortado em duas tiras. Deixe ferver e junte todos os ingredientes que cortou adicionando ainda o chouriço e a farinheira de soja (o chouriço e a farinheira de soja entram inteiros). Deixe que tudo coza por 8 a 10 minutos.
Escorra e reserve.
Corte o seitan em tiras ou às fatias. Numa frigideira, coloque o azeite, shoyu e o louro, assim como o seitan. Cozinhe por 4 a 5 minutos, mexendo sempre sem desfazer as fatias do seitan , só para o seitan tomar o sabor do molho, visto que o seitan não necessita de muito tempo para cozer (virá-lo de cada lado para absorver o molho).
Corte a farinheira e o chouriço de soja às rodelas. Numa travessa coloque os vegetais, as fatias de seitan ,assim como as rodelas do chouriço e da farinheira de soja. Decore com o raminho de salsa e azeitonas (sugestão).
Sirva de imediato.

Bifes de Seitan Panados

Ingredientes
Seitan Fatiado (se não encontrar já fatiado, pode comprar inteiro e fatiá-lo em casa)
1 Laranja/1 limão ou vinagre
Pão Ralado
Alho
Especiarias a gosto
Sal
Óleo Vegetal ou Azeite
Farinha
Leite de Soja

Modo de Preparação:
Tempere o seitan com o sumo da laranja, alho, sal e especiarias a gosto (caso não goste de laranja, pode temperar com limão, ou ainda com vinagre). Depois de temperados, deixe os bifes ganharem o gosto do tempero. Faça um polme fino com o leite e a farinha. Passe os bifes no pole e depois passe-os por pão ralado. Quando o óleo estiver bem quente, coloque os bifes a fritar e vá virando para que não queimem.


Almôndegas de Soja

Ingredientes:
200g de soja granulada
1 Embalagem de pão ralado
Molho de tomate
Cebola
Alho
Salsa
Coentros
½ Limão
Azeite
Sal
Piri-Piri em pó

Modo de Preparação:
Coloque a soja de molho em água morna para hidratar durante cinco a dez minutos (atenção: algumas marcas de soja aconselham a que o tempo de hidratação seja de ½ hora). Depois de hidratada, escorra a soja e tempere com limão, sal, alho, coentros e salsa a seu gosto. Enquanto a soja toma o gosto do tempero, prepare um prato com pão ralado. Faça bolinhas com a soja, apertando-as um pouco para que escorra o resto de água que possa ainda ter, enrole-as em pão ralado para ligar e coloque de lado. Quando tiver as bolinhas (almôndegas) todas preparadas, faça um refogado em azeite, com cebola, alho e molho de tomate. Acrescente piri-piri a gosto, mexa, e acrescente água até meio da panela. Coloque cuidadosamente as almôndegas dentro do caldo e deixe cozinhar por 15 a 20 minutos. Tenha cuidado ao mexer as almôndegas para que não se abram.

Feijão à Brás

Ingredientes
1 lata de feijão vermelho ou manteiga
Batata Palha
Azeite
Molho de Tomate
Salsa
Coentros
Cebola
Alho
Sal

Modo de Preparação
Refogue a cebola e o alho no azeite e complete o refogado com o molho de tomate. Adicione o feijão e o sal a gosto e tape com água. Deixe levantar fervura e aguarde cerca de 10 minutos até juntar a batata palha. Quando estiver suficientemente consistente coloque a salsa e os coentros, mexa e tape. Cinco minutos depois está pronto a servir.

Lasanha de Beringela

Ingredientes
1 beringela
1 tomate
1 pimentão
1 cebola
Milho verde
Ervilhas
Óleo
Azeite
Molho de tomate
Orégãos

Modo de Preparação
Corte as beringelas em fatias e frite-as no azeite até ficarem douradinhas. Prepare o recheio com tempero de tomate, pimentão, cebola e molho de tomate, e misture ao milho verde e às ervilhas. Numa tigela, ponha um pouco de óleo, coloque uma camada de beringela fatiada e outra de tempero. Depois cubra com mais beringela. Deixe assar até as beringelas ficarem meio derretidas.

Burgueres de Soja

Ingredientes
100g de Soja
Tomate
Pimentão
Cebola
Salsa
Cominhos
Margarina (100% vegetal)
Extracto de Tomate
Farinha de trigo

Modo de Preparação
Coza a soja, escorra-a e deixe-a descansar. Enquanto a soja descansa, prepare o tempero com o tomate, a salsa, os cominhos, a cebola, o pimentão e extracto de tomate. De seguida, ponha toda a soja no tempero e deixe ao lume até que fique sequinha. Depois misture farinha de trigo (ao ponto de ficar consistente) e modele bolinhos de modo a que fiquem tipo burgueres. Frite os bolinhos em óleo e, para que não fique com excesso de óleo, deixe os bolinhos descansar em guardanapos.

Tofu Italiano

Ingredientes
1 cebola picada
2 colheres de sopa de óleo
500 gramas de tofu cortado em cubinhos
100 gramas de milho verde
300 gramas de ervilhas
1/2 colher de chá de orégaos
1/2 colher de chá de alho
500 gramas de molho de tomate
1 chávena de azeitonas pretas

Modo de Preparação
Frite a cebola e o tofu em óleo durante 5 minutos e adicione os ingredientes restantes. Cozinhe por 10 minutos mexendo ocasionalmente. Sirva com esparguete.

Estrogonofe

Ingredientes
2 colheres de sopa de azeite virgem extra
1 lata de cogumelos
1 pitada de caril
1 cebola grande picada
6 tomates maduros cozidos
leite de coco
granulado de soja

Modo de Preparação
Doure a cebola no azeite, junte a soja (previamente demolhada durante 30 minutos e temperada a gosto). Junte o molho dos tomates (previamente picados com picadora). Deixe ferver 5 minutos. Adicione os cogumelos e o leite de côco. Junte o caril. Misture bem e sirva acompanhado de arroz e/o batata palha.

Lasanha de Espinafres

Ingredientes
1 pacote de 250g de (lasanha integral ou não, como preferir)
molho de tomate

Recheio
400 gramas de tofu
300 gramas de espinafres, cozidos e picados
1 colher de chá de manjericão seco
1 pitada de alho em pó

Modo de Preparação
Escorra levemente o tofu, mas não esprema a água toda. Bata com a varinha mágica até ficar uma pasta macia. Coloque o tofu num recepiente e junte os outros ingredientes, mexendo bem. Para montar a lasanha, cubra de molho o fundo de um pirex. Coloque metade da mistura de tofu por cima e cubra com mais metade de uma chávena de molho. Faça outra camada com 1/3 de massa de lasanha. Pressione com firmeza sobre o recheio. Repita as camadas e pressione de novo. Com o restante molho cubra inteiramente toda a massa. Tape o pirex (ou cubra com papel de alumínio) e deixe assar durante 40 minutos em forno pré-aquecido a 180 graus. Destape e deixe assar por mais 20 minutos.
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Receitas Vegetarianas (Doces)

Doces

MUESLI (para 4 pessoas)

Ingredientes:
2 chávenas de flocos de aveia
3 chávenas de leite de soja baunilhado
½ chávenas de nozes picadas
½ chávena de passas de uva ou sultanas
Fruta: 1 banana, 1 ou 2 maçãs e outras frutas a gosto Modo de preparação
Misturar os flocos de aveia com o leite de soja. Deixa repousar pelo menos durante 10min. Em seguida, coloque os restantes ingredientes. Leite de amêndoa
Ingredientes
1 chávena de amêndoas1 chávena de água quente2 colheres de sobremesa de açucar½ colher de chá de sal3 copos de água fria adicional Modo de preparação
Misturar no liquidificador muito finamente amêndoas e água quente e depois juntar o resto.

Leite de nozes de caju

Ingredientes
1 chávena de nozes de caju1 chávena de água quente2 colheres de sobremesa de açucar½ colher de chá de sal1 colher de chá de baunilha3 copos de água fria adicional Modo de preparação
Misturar no liquidificador muito finamente nozes de cajú com água quente e depois juntar o resto.

Leite de aveia

Ingredientes
1 tigela de grãos de aveia ( ou flocos de aveia )5 tigelas de águaMetade de um pau de baunilha1 ponta de sal1 colher de sopa de doce ( melaço, geleia de cevada,... )2 colheres de sopa de farinha de alfarroba ( facultativo )
Modo de preparação

Lave os grãos de aveia. Deite-os numa panela juntando a água, o sal, e a baunilha. Deixe cozer durante uma hora em lume baixo. Atenção, o leite de aveia sobe facilmente. Uma vez cozido, junte o doce e a alfarroba. Misturar bem. Filtre através de um passador fininho. Nota: se não tiver grãos de aveia, pode utilizar flocos de aveia se eles forem de boa qualidade, senão a bebida terá um gosto amargo. Os flocos de aveia cozem durante 30min.

Bolo de Chocolate

Ingredientes
3 chávenas de farinha
2 chávenas de açúcar
6 colheres de sopa de cacau
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
¾ de uma chávena de óleo vegetal
2 colheres de chá de vinagre
2 colheres de chá de baunilha

Modo de Preparação
Numa tijela grande misture os ingredientes secos. Adicione os ingredientes molhados. Leve ao forno a 180 graus durante 40 minutos.

Pão de Ló de Limão

Ingredientes
1 chávena de farinha
1chávena de maizena
2 colheres de chá rasas de fermento em pó
1 chávena de açúcar
1 iogurte natural de soja
1 chávena de leite de soja
Casca ralada e o sumo de um limão
Forno: 180º C (forno médio)
Tempo de Cozedura: 25 minutos

Modo de Preparação
Numa tigela, peneire a farinha, a maizena, o açúcar e o fermento. Numa outra tigela, misture o leite, o iogurte, o óleo, o sumo e a casca ralada do limão. Misture o conteúdo das duas tigelas e bata com uma colher de pau durante dois minutos.

Queques no forno

Ingredientes
½ kg de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
150g de açúcar amarelo ou mascavado
100g de nozes
150g de margarina vegetal
½ l de leite de soja
Sumo de uma laranja
Raspa de meia laranja
Raspa de ½ limão
Óleo vegetal
Formas para queques

Modo de Preparação
Misture a farinha com o fermento, o açúcar e as nozes partidas. Derreta a margarina e misture com o leite. Junte a primeira mistura à segunda e mexa bem para que fiquem bem fundidas. Pincele 12 formas com óleo e polvilhe com farinha. Leve ao forno durante 20 minutos. Sirva com chá de ervas.

Bolo de Chocolate

Ingredientes
3 chávenas de farinha
2 chávenas de açúcar
6 colheres de sopa de cacau
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
¾ de uma chávena de óleo vegetal
2 colheres de chá de vinagre
2 colheres de chá de baunilha

Modo de Preparação
Numa tijela grande misture os ingredientes secos. Adicione os ingredientes molhados. Leve ao forno a 180 graus durante 40 minutos.

Pão de Ló de Limão

Ingredientes
1 chávena de farinha
1chávena de maizena
2 colheres de chá rasas de fermento em pó
1 chávena de açúcar
1 iogurte natural de soja
1 chávena de leite de soja
Casca ralada e o sumo de um limão
Forno: 180º C (forno médio)
Tempo de Cozedura: 25 minutos

Modo de Preparação
Numa tigela, peneire a farinha, a maizena, o açúcar e o fermento. Numa outra tigela, misture o leite, o iogurte, o óleo, o sumo e a casca ralada do limão. Misture o conteúdo das duas tigelas e bata com uma colher de pau durante dois minutos.
 
Topo