Rede complexa - ajuda

joaortnt

GF Ouro
Entrou
Mai 20, 2007
Mensagens
885
Gostos Recebidos
0
Ora bem pessoal, isto se calhar ja é muito avançado para um utilizador comum.
Procuro informações sobre (penso eu) limitação de connecção TCP activos.
ou seja, passo a explicar, a minha rede caseira é gerida por 4 gateways, cada um com a sua função. todos os clientes estão configurados por IP fico (ipv4), sendo que apenas um dos gateways tem o dhpc activo para clientes (wlan). ( de ...1.151/199)
A rede geral tem capacidade de 100M/s.
o resto está ai no desenho que tenho anexado.
Vejam lá se percebem a coisa e expliquem o que raio se passa quando ligo o torrent.
Problema:
Torrent está ligado directamente ao gateway 192.168.1.50 sendo a sua velocidade de recepção/transmição no maximo de 4.000kps/512Kps. (lembrando que a rede geral tem 100M) supostamente deveria ter disponivel 6.000Kps de velocidade disponivel para os outros gateways/clientes/servidores/ rede LAN.

Ponto interessante: Se ligar o torrent apenas com limitação de 50 peer's/torrent a ligação fica mais estavel. sempre que ligo com mais de 100 peer's, a rede LAN fica entupida. porque? os router's e switch que tenho na rede terão limitação de clientes TCP activos? estranho -.-'
PS: Todos os gateways estao protegidos com o sistema NAT, dhcp inactivo obviamente. Todas as portas também estão, obviamente, bem redireccionadas.
001.jpg
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,418
Gostos Recebidos
248
essa rede geral tem 100m alem do k tens no anexo nao tens por exemplo tv?
outra coisa que routers tens?
obvio k os routers limitam as conexoes tcp,mas qual é o router que tens?

na minha perspectiva nada tem a ver com a tua rede mas sim com configs no router,podes por exemplo abrir varias portas para o mesmo ip,para nao sobcarregar só 1 ports por exemplo falo nas conexoes tcp claro
 

joaortnt

GF Ouro
Entrou
Mai 20, 2007
Mensagens
885
Gostos Recebidos
0
Não, não tenho nada de consuma recursos na rede, portanto exlcui a cena da TV, os routers, bem, digamos ubuntu server 192.168.1.50 + ubuntu server 192.168.15.200/ tompson 192.168.1.1/ TP-Link TL-WR1043ND (open wrt) 192.168.1.50.

Avense, não creio que seja dos routes, repara que o problema não está no gateway, mas sim no torrent que influencia toda a rede LAN.
Exemplo:
Torrent está ligado ao gateway 192.168.1.50 (velocidade maxima 4.000kps)
PC (que estou a usar) está ligado ao gateway 192.168.1.100 (velocidade maxima 2.000kps)
Rede LAN = capacidade geral 100M.
estas a perceber a questão?
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,418
Gostos Recebidos
248
eu estou a perceber o k tu nao tas a perceber é k o aumento dos peers congestiona-te a rede em geral e nao só 1 gateway,e os ubuntus nada tem a ver pk tu nao abres as portas no server ubuntu,mesmo k abras nos acess points,tudo tem a ver com o k o teu router o meu tompshom com 50 ligaçoes tcp desligava-se...................

continuo a axar que um pequeno desvio nas portas que te baste para esse congestionamento passar..........

eu tenho 2 clarckconects 1 debian e 1 windows 2003 server e tou com o thompson 2 tplinks(acess points) e 2 repetidores(acess points tb) mas tenho pra cima de 300 ligaçoes tcp no thompson(com um cooler por baixo) mas tudo bem dividido para nao haver travanços e para aproveitar bem a largura de banda e nao tenho 100m como tu tenho 10m para isto tudo...............

continuo a axar que sao configs no router.............mas tb posso tar enganado como é obvio
 

joaortnt

GF Ouro
Entrou
Mai 20, 2007
Mensagens
885
Gostos Recebidos
0
os ubuntus server's estão a servir de gateways. são "routers" configurados por iptables. portas bem redirecionadas, esquece o ubunto server como função de servidor, mas sim de gateway, é para isso apenas que eles servem ( mais info : Howto: Set up Ubuntu as a firewall/gateway router with webmin - Ubuntu Forums ).
tompshom com 50 ligaçoes tcp desligava-se...................
lol hepa, por acaso o meu aguenta-se bem até 999 conecções e não vai a baixo, seja como for, embora nao seja ele o que sirva o torrent a rede passa por ele, talvez seja mesmo este router, tenho de experimentar ligar o pc e correr uns testes noutro local da rede. é uma possibilidade.
De resto, todas as configs (acredita) que estão bem :)
a minha rede caseira (por cabo) está com uns 200 metros de fio espalhado por 2 andares e um anexo da casa. :p
Tompson e o openwrt são WLAN AP ( um para casa e outro para o anexo da casa/oficina)
 
Topo