• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Rede Doméstica - Problema de Imagem

rmgaudencio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 5, 2008
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Antes de mais Boas Festas a todos!

Tenho estado a trabalhar no Reino Unido e chegada a época Natalícia, é altura de resolver todos os problemas que vão surgindo ao longo dos meses em casa dos meus pais. É bom sentir-me novamente em casa! hehe

Resumidamente, há coisa de uns meses o meu pai chegou a casa, não tinha serviço MEO, ligou para o apoio a cliente e substituíram-lhe a box.
Aqui começaram os problemas: telefonemas, testes, técnicos, ligações, trafulhices, ignorância, etc...

Muito antes de ter o serviço MEO, tinha tinha instalado em casa um receptor de satélite ligado a um modulador UHF que difundia o sinal em toda a casa.
Com o aparecimento do MEO, deixamos de usar o satélite e passamos a usar a box do meo ligada ao modulador. Funcionou perfeitamente durante imenso tempo, até agora.


Neste momento tenho a imagem do canal do modulador (C 60) neste estado:
IMG_20151225_202058.jpg

Este é o esquema que tenho em casa, que acabei de desenhar:
IMG_20151225_201954.jpg

Embora seja um curioso, não tenho experiência para diagnosticar este problema.
Se ligar o sinal vindo do modulador directamente a um ramo da casa (sem passar pelo amplificador) tenho uma imagem com "chuva".
Se passar pelo amplificador tenho uma imagem nítida mas com estas padrões horizontais.

Será um problema no amplificador? O que fazer para resolver? O que posso testar?

Irritam-me as sugestões ridículas destes técnicos que trocam boxes, aconselham o cliente a comprar cabos de antena novos, a comprar novas antenas terrestres, novos moduladores, trocar de casa, de carro, .... enfim!

Desde já muito obrigado!
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
Pelo teu esquema tem tudo para funcionar, só fico um pouco com dúvidas por causa dessa divisão que vai para 6 saídas.

Podes testar

1º teste - BOX-MODULADOR-TV e vê como fica.
2º teste - Retirar esse spliter de 6 saídas e ligar diretamente do amplificador a tv. Se vires melhorias, substitui esse de 6 saídas por um de 2 e vê os resultados.
3º teste - Verificar se essa situação é em todas as fichas que tens nas divisões

Cps
 

rmgaudencio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 5, 2008
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Boas! Obrigado pela rápida resposta e sugestões!

1º teste - BOX-MODULADOR-TV e vê como fica.
Fica perfeito!

2º teste - Retirar esse spliter de 6 saídas e ligar diretamente do amplificador a tv. Se vires melhorias, substitui esse de 6 saídas por um de 2 e vê os resultados.
Testei ligar duas televisões diferentes directamente à saída do amplificador. O problema mantém-se. A imagem fica nítida, sem "chuva", mas há as tais barras horizontais.
IMG_20151225_232622.jpg


3º teste - Verificar se essa situação é em todas as fichas que tens nas divisões
Afirmativo. Com o esquema original, verifica-se as tais barras em todas as televisões.

4º teste - Se ignorar o amplificador e ligar o sinal do modulador directamente ao spliter, as barras desaparecem, mas a imagem fica chuvosa:
IMG_20151225_232523.jpg
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
Esse 4ª teste é ligar diretamente ao spliter de 6 saídas? Tens como testar essa forma mas num spliter de 2 ou 3 saídas?
Do modulador não é, ou é do spliter in/in/out ou do amplificador, mas pareceme ser um problema do amplificador, porque as barras só aparecem com ele liado.
Mas se conseguires testa também ligar uma tv no ano que está a ligar no amplificador, mantendo o resto da ligação para a box.
Em relação ao formigueiro acaba por ser normal sem amplificador!

O teu amplificador não tem uma roda que de para "afinar?"
O meu da televes tem essa opção, que por vezes da para corrigir alguns pequenos erros...

Cps
 

rmgaudencio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 5, 2008
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Sim, no 4º teste liguei directamente ao input do spliter de 6 saídas.

Não tenho aqui nenhum spliter com menos saídas, mas como disseste, creio que o problema está mesmo no amplificador. Se ligar apenas uma TV à saída do amplificador, obtenho exactamente o mesmo resultado de quando ligo o amplificador ao INPUT do spliter. Por isso, do spliter também não será.

Sim, consigo ajustar o ganho, mas não melhora. Se baixar o ganho começa aparecer o formigueiro e mantém as barras.

Se se confirmar ser do amplificador, qual será a possível causa?

Mais uma vez obrigado.
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
Possivelmente estará aí o problema. Tens a tdt a funcionar? Funciona bem?
Pois se for do amplificador, a causa não te sei dizer :/ Eu nesses casos costumo comprar novo!
 

rmgaudencio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 5, 2008
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Essa pergunta agora baralhou-me novamente...
A tdt está a funcionar às mil maravilhas, mas como podes ver pelo esquema, o sinal da tdt também passa pelo amplificador porque é misturado com o sinal do modulador.

Agora: porque é que não tenho problemas com o tdt e tenho o com o canal do modulador?
É por ser sinal digital?
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
Não deverias ter esse problema, mas o problema está ai no Spliter/aAmplificador.
Não sei que modulador tens (os meus são iberosat), mas tentar mudar o canal e fazer nova pesquisa nas tvs! Eu cá em casa tenho 3, e uso os canais 02, 04 e 06 e tenho a imagem 5* em todas as tvs. Pode ser um conflito qualquer, ou o canal que estas a usar estar junto a alguma coisa que possa fazer interferência.

Cps
 

rmgaudencio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 5, 2008
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Problema resolvido! :espi28:

Hoje de manhã fui comprar um amplificador novo e tenho imagem em todo o lado sem qualquer problema!
Muito obrigado pelas dicas max-men!

Boas Festas!
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Problema resolvido! :espi28:

Hoje de manhã fui comprar um amplificador novo e tenho imagem em todo o lado sem qualquer problema!
Já venho um pouco tarde mas deixo aqui a explicação para o problema: essas barras na imagem do modulador eram causadas por falta de filtragem de corrente alterna na fonte de alimentação do amplificador (condensador seco). Isso reparava-se sem problemas.

DX2
 
Topo