Regulador reforça informação ao consumidor para melhorar eficiência energética

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Regulador reforça informação ao consumidor para melhorar eficiência energética

A entidade reguladora dos serviços energéticos (ERSE) quer reforçar a informação ao consumidor, contribuindo para melhorar a eficiência energética

Para isso, a ERSE lançou hoje o programa do consumidor de energia 2008-2009 que visa, através de uma série de iniciativas e de protocolos com várias entidades, fornecer aos consumidores informação descodificada que lhe permita alterar o seu comportamento e fomentar a mudança.

«A actividade reguladora está tradicionalmente muito focada nas empresas reguladas e com este programa o regulador pretende valorizar mais a procura e os consumidores» afirmou o presidente da ERSE durante a apresentação do programa.

«Reconhecemos que o sinal preço é, por isso só insuficiente para promover comportamentos mais sustentáveis na utilização de energia, por isso estamos a promover outros instrumentos complementares, focadas na procura, que induzam alterações nos comportamento dos consumidores» , defendeu.

Tendo como base a informação ao consumidor, a ERSE assinou uma série de protocolos com associações de consumidores e outras entidades, de modo a partilhar conhecimentos.

Entre as entidades encontram-se várias associações de consumidores, a associação nacional de municípios, centros de arbitragem, julgados de paz e a direcção geral de energia e direcção geral do consumidor.

Esta actuação em rede permitira à ERSE chegar a um maior nu erro de consumidores e identificar melhor as suas falhas em termos de informação.

Esse objectivo foi confirmado pelo secretário- geral da DECO, Jorge Morgado, que afirmou aos jornalistas que este programa é uma «discriminação positiva», por permitir «descodificar informação e nesse sentido aumentar as competências dos consumidores».

Dois dos principais instrumentos deste programa são a formação e a Extranet.

O programa de formação - ERSEFIORMA - destina-se aos parceiros da ERSE nesta iniciativa e terá como objectivo dar conhecimentos sobre legislação regulação e enquadramento técnico e económico do sector energético.

Nesta acção vão participar 20 técnicos da ERSE e 264 participantes.

Já com a Extranet, a rede privada da ERSE que utiliza o protocolo de Internet, a entidade reguladora pretende facilitar aos seus parceiros o aceso prioritário à informação.


Lusa / SOL
 

josepe

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 2, 2007
Mensagens
507
Gostos Recebidos
0
Os Reguladores como ERSE e Anacom só servem para mamar os € que recebem senão basta isto quantos consumidores descontentes escreveram e reclamaram para estes organismos e sem respostas, por outra a EDP como a GalpGaz já têem em mente como substituir os custos do contador os gatunos da GalGaz já introduziram outro sistema e estes Reguladores nada fazem.

Cumps
josepe
 
Topo