REN investiga soluções para controlo de aerogeradores

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
REN investiga soluções para controlo de aerogeradores


O departamento de investigação e desenvolvimento da Redes Energéticas Nacionais (REN) está a desenvolver uma tecnologia eficaz para o controlo da geração de energias renováveis, como a eólica ou a solar. A solução em estudo refere-se a «mecanismos de controlo de aerogeradores em marcha», ou seja, enquanto ainda estão em funcionamento, adiantou ao AmbienteOnline José Penedos, presidente da REN, no final do evento do programa Massachussets Institute of Technology em Portugal (MIT Portugal), onde se fez o balanço da sua implantação, a qual teve início há ano e meio.


O termo técnico da tecnologia é Fault Ride Trough Capability, contextualiza José Penedos. Esta tecnologia propõe-se resolver o problema da intermitência do funcionamento dos sistemas, associado por exemplo à energia eólica, e para o qual ainda não existe qualquer solução em todo o mundo, refere o responsável. «A grande vantagem é permitir que, em situações de intempérie, os aerogeradores continuem a rodar a uma velocidade diferente, mas sem paragens, ao mesmo tempo que funcionam como protectores da própria rede», conclui o presidente da REN.


Também Jorge Borrego, administrador da Galp Energia, anunciou a parceria entre o seu departamento de inovação e desenvolvimento, o MIT Portugal e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O objectivo é conhecer o comportamento térmico dos edifícios, criando quatro tipologias construtivas para avaliar as soluções tecnológicas e o impacto ambiental e económico da sua implantação. «Passamos a maior parte do nosso tempo em edifícios, sejam residenciais ou de serviços, pelo que é importante melhorarmos o seu comportamento térmico», acrescentou a mesma fonte. Painéis solares, isolamentos térmicos, interiores e exteriores, e microgeração são algumas das soluções que vão ser estudadas no âmbito deste projecto.


Hoje, ainda no âmbito da conferência do MIT Portugal, a EDP e a Galp Energia vão assinar um protocolo com as universidades portuguesas, as agências regionais de energia e ambiente das regiões autónomas dos Açores e da Madeira e o MIT-Portugal, para a criação do conceito de «ilhas sustentáveis». A estratégia é combinar a utilização de energias renováveis, como a geotermia na ilha de São Miguel, com energias não renováveis, centrando-se a investigação na possibilidade de tornar estas regiões autónomas, também ao nível do consumo de energia.


Autor / Fonte
Ana Cristina Ferreira
Portal Ambiente
 
Topo