- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,295
- Gostos Recebidos
- 1,219
Já se questionou de que pode estar a colocar a sua saúde em causa com alguns objetos banais que guarda desde sempre?
Especialistas da Sustainably Kind Living apresentam uma lista de objetos improváveis que podem estar diretamente relacionados com potenciais efeitos cancerígenos.
Panelas Antiaderentes
Embora não tenha consciência dos materiais usados, este tipo de panelas são geralmente revestidas com politetrafluoroetileno (PTFE), conhecido como "teflon" e que "pode libertar vapores tóxicos quando aquecidos a altas temperaturas", explicam estes especialistas.
Em alternativa, estes especialistas apontam revestimentos como cerâmica ou aço inoxidável para minimizar a exposição a essas substâncias potencialmente nocivas, ao mesmo tempo que consegue tirar igual proveito das superfícies antiaderentes.
Produtos de limpeza
Apesar de bastante convenientes, diversos produtos de limpeza convencionais, tanto para superfícies de madeira como de azulejo, reúnem muitas vezes, uma mistura de produtos químicos, incluindo algumas fragrâncias sintéticas.
Uma exposição prolongada a essas substâncias químicas pode contribuir para diversos problemas de saúde, sobretudo respiratórios.
Detergentes da roupa
À semelhança do efeito dos produtos de limpeza de cozinha ou de casa de banho, embora os da lavagem de roupa pareçam mais softs por estarem em contacto direto com a pele através da roupa lavada, podem ser bastante prejudiciais para a saúde.
E espante-se, além de problemas de pele, estes produtos também estão associados a problemas ambientais.
Detergentes tradicionais, geralmente contêm fragrâncias sintéticas, fosfatos e branqueadores que podem ser agressivos tanto para tecidos quanto para quem está em contacto com eles e para o meio ambiente: "Esses produtos químicos podem chegar a causar irritação na pele e contribuir para a poluição da água", explicam estes especialistas.
Em alternativa, opte por produtos de limpeza ecológicos ou crie o sua própria fórmula de limpeza. Ao invés de opções potencialmente tóxicas, opte por experimentar esta fórmula natural e caseira.
Perfumes
Fragrâncias comerciais estão frequentemente associadas a problemas de saúde. Os perfumes de fabrico industrial, de acordo com estes especialistas, na maior parte dos casos reúne "uma mistura de substâncias químicas sintéticas, incluindo ftalatos e alérgenos".
A exposição prolongada a estas substâncias pode causar irritação na pele, dores de cabeça e problemas respiratórios. Por isso, se costuma aplicar o perfume diretamente na pele tenha atenção aos ingredientes do perfume que usa. A par disso, a maior parte dos perfumes contém álcool e isso pode deixar a pele muito seca.
Considere alternativas naturais de perfume, como óleos essenciais.
Vernizes das unhas
Embora as cores dos vernizes trendy desta estação possam ser uma tentação, a maior parte dos vernizes convencionais contêm "ingredientes prejudiciais como formaldeído, tolueno e ftalato de dibutila", descrevem.
A exposição prolongada a estes ingredientes pode contribuir diretamente para problemas respiratórios e pode estar relacionado com problemas reprodutivos.
Comece a ler os rótulos! Em alternativa pode passar a "escolher os melhores". De acordo com estes especialistas, os mais vantajosos são aqueles que são à base de água ou "5-free", e que excluem, portanto os produtos químicos mais nocivos.
IN:NM
