Portal Chamar Táxi

Revisão de estudos põe em causa eficácia do Tamiflu

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Revisão de estudos põe em causa eficácia do Tamiflu

CD4_0048_detalhe.jpg

Estudo publicado no British Medical Journal

Não existe nenhuma prova de que o uso generalizado do Tamiflu, medicamento contra a gripe, evite a pneumonia ou outras complicações em pacientes saudáveis que contraiam a doença, revela uma revisão de ensaios clínicos publicados na revista “British Medical Journal” (BMJ).

Os autores da nova revisão, liderada por Chris Del Marr da Bond University, na Austrália, actualizaram a revisão publicada em 2006, a qual consistiu em vinte ensaios clínicos que examinaram o efeito preventivo e de tratamento e as reacções adversas do Tamiflu.

No entanto, a análise deparou-se com "escassez de bons dados" disponibilizados pelos autores dos ensaios clínicos e pela Roche, o laboratório responsável pela comercialização do Tamiflu, apontaram os autores desta nova análise.

Os investigadores referem que, segundo os dados disponíveis nesta nova revisão, “não confiam na pretensão de que o Tamiflu reduza o risco de complicações causadas pelo influenza em adultos sãos”, apontando ainda que o medicamento não deveria ser usado, por rotina, na gripe sazonal.

Os dados desta nova revisão registam a existência de uma profunda dúvida “não só na eficácia do oseltamivir (princípio activo do Tamiflu), mas também no sistema de avaliação, regulação e promoção do medicamento", escreveram os especialistas da BMJ no editorial que acompanha o estudo, sublinhando que são necessários estudos para monitorizar a segurança do medicamento e de outros inibidores da neuraminidasa.

"Os governos de todo o mundo gastaram milhares de milhões de dólares num medicamento que a comunidade científica é incapaz de avaliar neste momento", assinalou Fiona Godlee, editora-chefe da revista.

Em resposta a este estudo, a Roche afirmou, em comunicado enviado à imprensa, que "acreditava fortemente no poder de dados" em relação ao Tamiflu e que tanto os governos como as autoridades reguladoras da saúde têm pleno acesso aos resultados das experiências.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.
 

wolf_invitro

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 4, 2008
Mensagens
44
Gostos Recebidos
0
estarei errado ou o tamiflu foi retirado no mercado japonês devido aos efeitos segundarios ente eles alucinação, depressão e tendência suicida e ao efeito nefasto que provoca no figado!
 
Topo