Portal Chamar Táxi

Rio Este será requalificado na zona urbana

ecks1978

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2007
Mensagens
953
Gostos Recebidos
0
Dois milhões e meio de euros e um ano são o custo e o prazo para a requalificação de cerca de três quilómetros do Rio Este, em Braga. Na parte "mais difícil" do curso aquático, aquela que atravessa toda a parte urbana.

O Estudo de Impacte Ambiental está, nesta altura, em discussão até ao dia 18 e todas as entidades e cidadãos que quiserem podem dar o seu contributo. Ontem, a empresa encarregue pelo projecto de reabilitação, requalificação e ordenamento do Rio Este, apresentou, em concreto, as transformações que vão acontecer ao longo do curso urbano do rio.

Entre a Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires e a Ponte Pedrinha vai ser feita toda a reabilitação ambiental do rio com a plantação de árvores e a reconversão dos revestimentos e a valorização com a instalação de duas cafetarias, um parque de merendas e uma zona de treino, sendo todo o troço revestido a granito.

Rita Machado, da empresa responsável pelo projecto, revelou que toda a zona será atravessada por um passeio pedonal contínuo, "com condições para utilização de bicicleta", com a interligação dos espaços ao longo do rio e a criação de condições de usufruto para a população. Uma preocupação com os mais pequenos também não é descurada com a colocação de barreiras que impossibilitem os mais pequenos de transpor as margens.

No entanto, as inovações não se ficam por aqui: "Haverá ainda um parque de merendas, duas cafetarias onde se poderá também comprar o jornal, uma zona de treino com um circuito próprio." O projecto prevê também eliminar as partes de cheias com a criação de fundições e de represas e açudes para alturas onde não haja tanta água". São consideradas ainda algumas intervenções pontuais como o tratamento e encaminhamento da descarga do colector da avenida da Liberdade, os muros em alvenaria em Santa Tecla, e a limpeza e desobstrução de levadas na zona dos Galos.

O projecto de execução contempla ainda um plano de monitorização, que consiste essencialmente na implementação de marcas de cheia, na medição de caudais e na monitorização contínua da qualidade da água, fundamental para intervenções futuras.

O rio Este nasce na Serra do Carvalho, a uma altitude de 512 metros, na zona de transição entre os concelhos de Braga e Póvoa de Lanhoso, percorrendo cerca de 52 quilómetros desde a nascente até à sua confluência com o rio Ave.
 
Topo