Portal Chamar Táxi

Rostos dos açorianos vão ser cartografados

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Rostos dos açorianos vão ser cartografados

alzheimer.jpg
O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP) da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, vai desenvolver uma plataforma informática para ajudar os doentes de Alzheimer,

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP) da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, vai desenvolver uma plataforma informática para ajudar os doentes de Alzheimer, anunciou, este domingo, o director da instituição, adiantou a agência Lusa.
De acordo com Freitas-Magalhães, a iniciativa será desenvolvida no âmbito do projecto FACE, que pretende cartografar os movimentos e linguagens faciais dos portugueses durante os próximos 10 anos, nos 18 distritos e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
O objectivo é permitir a quem sofre daquela doença degenerativa do cérebro “identificar e reconhecer as faces com o propósito de facilitar a qualidade de vida”.
“Se a perda de memória é a sintomatologia principal, é necessário criar sinais que conduzam à recordação e a face humana é um mecanismo reactivo que pode ser decisivo naquele processo”, esclarece o especialista em expressão facial da emoção. Quanto ao projecto FACE, o especialista considera que “os portugueses, há seis séculos, deram um contributo único para a criação do mapa mundial e nós pretendemos dar um contributo para a cartografia do mapa da face dos portugueses”. Descrevendo o projecto FACE como “os novos descobrimentos da face dos portugueses”, Freitas-Magalhães considera que será “um marco histórico na ciência portuguesa”, por se tratar da “primeira vez na história de Portugal que se vai fazer um estudo científico deste género”.
O objectivo, disse, é fazer “o retrato emocional dos portugueses” de forma a que “todos os aspectos da sua expressividade” sejam objecto de “análise científica”.
De forma a verificar cientificamente o “eixo da funcionalidade da expressão facial dos portugueses” serão usadas na investigação, entre outras, técnicas de imagiologia a quatro dimensões que permitirão avaliar o movimento da anatomia muscular. “Vamos conhecer-nos através da face, a parte do corpo que mais se mostra durante a vida”, afirmou.||

Fonte:Açoriano Oriental


 
Topo