• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

RVCC Escolar 4º,6º,9º ano

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
RVCC Escolar

O que é o RVCC Escolar?
É um processo que permite reconhecer, validar e certificar as competências adquiridas pelos adultos ao longo da vida, com vista à obtenção de uma certificação escolar de nível básico (4.º, 6.º ou 9.º ano de escolaridade) ou de nível secundário (12.º ano de escolaridade).
A quem se destina?
A todos os adultos com mais de 18 anos que não frequentaram ou concluíram um nível de ensino básico ou secundário e que tenham adquirido conhecimentos e competências, através da experiência em diferentes contextos, que possam ser formalizadas numa certificação escolar.
Onde pode apresentar a sua candidatura?
Poderá apresentar a sua candidatura no CCD, mediante o preenchimento de todos os campos da ficha de inscrição. No âmbito do protocolo celebrado entre o CCD e o IEFP encaminharemos o seu processo para o Centro de Formação do Sector Terciário do Porto que entrará em contacto consigo.







Que nível de escolaridade é possível obter?
O RVCC Escolar confere uma certificação equivalente ao 1.º, 2.º ou 3.º ciclo do ensino básico (4.º, 6.º ou 9.º ano de escolaridade), bem como uma certificação equivalente ao ensino secundário (12.º ano de escolaridade), válidas para todos os efeitos legais.
Como se desenvolve o processo?
O processo é desenvolvido ao longo de um conjunto de sessões durante as quais os candidatos são apoiados, por técnicos e formadores, na identificação e reconhecimento das respectivas competências escolares, na recolha de evidências que as comprovem ou na respectiva demonstração.
Estas competências são avaliadas face ao Referencial de Competências Chave de Educação e Formação de Adultos que abrange, no nível básico (4.º, 6.º ou 9.º ano de escolaridade), as seguintes áreas:
- Linguagem e Comunicação (LC);
- Matemática para a Vida (MV);
- Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC);
- Cidadania e Empregabilidade (CE).
Já ao nível secundário (12º ano de escolaridade), o Referencial de Competências Chave de Educação e Formação de Adultos abrange as áreas: - Sociedade,Tecnologia e Ciência (STC);
- Cultura, Língua, Comunicação (CLC);
- Cidadania e Profissionalidade (CP). Caso se verifique que os candidatos têm competências em falta serão desenvolvidas formações de curta duração ajustadas às necessidades dos adultos. O processo culmina com a apresentação do candidato perante um Júri que valida as competências detidas e formaliza a certificação escolar.







 

fefe33

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 29, 2009
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
olá a todos!
hoje fui inscrever nas novas oportunidades para o 9ºano,vou começar na 4ªfeira,tou um pouco ansiosa,poderiam dar umas informaçôes como vai ser o 1ºdia?
confesso que tambem estou um pouco nervosa(lol)
obrigada por tudo
fefe33
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
olá a todos!
hoje fui inscrever nas novas oportunidades para o 9ºano,vou começar na 4ªfeira,tou um pouco ansiosa,poderiam dar umas informaçôes como vai ser o 1ºdia?
confesso que tambem estou um pouco nervosa(lol)
obrigada por tudo
fefe33


Amiga o 1º dia não é mais que uma apresentação dos alunos á escola, portanto supostamente voçês, vão conhecer a escola, os profs e estes devem dar indicações de como o sistema funciona.

Mas pela minha experiência é fácil, é baseado na história de vida de cada um:espi28:
 

kfranco

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jul 20, 2010
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
gostava de ter uma ideia do portefolio do rvcc
 
Topo