Sócrates em Viseu para lançar investimentos em auto-estradas e energia

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Sócrates dois dias em Viseu para lançar investimentos em auto-estradas e energia

O primeiro-ministro inicia sábado uma visita de dois dias à Beira Alta, onde lançará investimentos na área da energia e a Concessão Rodoviária do Centro, que ligará as cidades de Coimbra e Viseu em auto-estrada

Durante os dois dias da iniciativa «Governo Presente», José Sócrates estará acompanhado pelos ministros das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, da Economia, Manuel Pinho, entre outros membros do seu executivo.

Sábado, ao fim da manhã, em Mortágua, o primeiro-ministro preside à sessão de apresentação da Concessão Rodoviária do Centro - conjunto de obras que terá uma extensão de 369 quilómetros e que inclui a construção da auto-estrada entre Coimbra e Viseu, assim como os respectivos acessos.

José Sócrates anunciou a decisão do Governo de dar prioridade à construção da auto-estrada entre Coimbra e Viseu (a par da requalificação da Estrada Nacional 125 no Algarve) em Fevereiro, na Assembleia da República.

Ao início da tarde, o primeiro-ministro desloca-se ao município de Oliveira de Frades, onde lançará a primeira pedra da unidade de produção de aerogeradores da Martifer.

Segundo fonte do executivo, a nova unidade de produção, cuja construção deverá estar terminada no final de Julho, representa um investimento de 7,6 milhões de euros, vai criar 120 postos de trabalho directos e espera-se que produza 130 aerogeradores por ano.

Ainda em Oliveira de Frades, no mesmo local, José Sócrates inaugura uma unidade industrial para fabrico de torres eólicas, fábrica que foi recentemente remodelada e ampliada e cujas obras representaram um investimento de 312,2 milhões de euros.

De acordo com as estimativas do Governo, o projecto com a nova unidade de fabrico de torres eólicas deverá criar 150 postos de trabalho directos até 2010.

Já ao final da tarde, em Vila Nova de Paiva, o primeiro-ministro lança a primeira pedra de um lar da Associação de Solidariedade Social e Cultural Cruz de Malta, assinando também 12 contratos no âmbito do programa Pares.

O primeiro dia de «Governo Presente» de José Sócrates termina em Viseu com um jantar com autarcas, em que estarão representados responsáveis de todos os ministérios.

Já no domingo, ao fim da manhã, o primeiro-ministro preside na Escola Superior de Tecnologia de Viseu a uma cerimónia de assinatura dos primeiros contratos de incentivo às empresas no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) 2007/2013.

Por parte do Governo, sublinha-se a rapidez com que foram aprovados os primeiros 27 contratos que serão assinados na sessão, já que o respectivo concurso foi aberto no passado dia 15 de Novembro, tendo ficado concluído a 30 de Janeiro.

«Neste concurso, que teve entre os principais critérios de apreciação a componente da inovação, mereceu destaque o empreendedorismo jovem e feminino. Nove dos projectos aprovados são femininos e sete são jovens» , disse fonte do executivo.

Num dia em que o programa decorrerá sempre em Viseu, Sócrates entrega ao início da tarde, durante uma sessão dedicada ao programa Novas Oportunidades, os primeiros computadores que foram preparados especialmente e de forma de individual para cidadãos deficientes.

Os dois dias de «Governo Presente» terminam com uma reunião entre o primeiro-ministro e parceiros sociais no Governo Civil de Viseu.

Lusa / SOL
 
Topo