Saber decifrar os rótulos?Importante para quem tem filhos

estela

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,669
Gostos Recebidos
0
300x210



Quando vai às compras, tem em atenção a informação das embalagens de alimento? Sabe escolher o melhor para o seu filho? A nutricionista Paula Veloso, dá-lhe uma ajuda.

Saber ler os rótulos das embalagens dos alimentos é essencial para qualquer consumidor. Mas ainda mais para quem tem filhos. O que as crianças comem hoje vai fazer a diferença na saúde que vão ter para o resto da vida. Por isso, vale a pena aprender a escolher os produtos alimentares mais saudáveis.
Sempre que não puder optar por alimentos frescos, saiba escolher o melhor dos processados.
E já agora, uma dica: não vá às compras quando estiver com fome. Está provado que nessa situação as pessoas têm tendência a comprar alimentos mais calóricos.
A nutricionista Paula Veloso, «trocou por miúdos» a informação que aparece habitualmente em todos os rótulos:

Ingredientes
O primeiro ingrediente desta lista é o que existe em maior quantidade. A lista vai seguindo por ordem decrescente.
Por isso, quando o açucares ou gorduras estiverem nos primeiros lugares da lista, esses alimentos devem ser evitados ou consumidos com moderação.
Opte por alimentos com listas de ingredientes mais reduzidas. Isso indica que estão mais próximos da sua forma natural, são menos processados e contêm menos aditivos, por isso, serão com certeza mais saudáveis.

Informação nutricional
Revela-nos a composição dos alimentos, o teor de nutrientes por 100 gramas ou por porção. A porção é um cálculo da quantidade consumida habitualmente de cada vez que se consome um alimento. Num pacotinho com quatro bolachas, por exemplo, a informação nutricional de uma porção refere-se ao conjunto das quatro bolachas porque se depreende que as pessoas comem as quatro bolachas de uma só vez. Se se quiser saber qual a quantidade de nutrientes presentes em cada bolacha terá que se dividir os valores da porção por quatro (neste caso).

Se o seu filho tem problemas de excesso de peso
, tenha em atenção aquilo que ele come, de facto. Pode estar a avaliar os valores nutricionais por 100g, mas se a porção for de 200g ele estará a consumir o dobro do que pensa. E muitas vezes, essa informação refere-se apenas a 100g de produto¿

Tenha também sempre muita atenção à quantidade dos lípidos
- as gorduras - e ao seu tipo. Evite alimentos ricos em gorduras saturadas (e hidrogenada ou trans) e prefira as gorduras mono-insaturadas e poli-insaturadas. Valores inferiores a 10g por cada 100g de produto são sempre os mais aconselháveis.

Verifique também a quantidade de açúcar - que pode aparecer sob variadas formas (ver caixa) - de sal (sódio) e de cafeína, nos refrigerantes.
Compare a lista de ingredientes de vários produtos semelhantes e prefira os que oferecem menos gorduras, açúcares e sal.
Dê preferência aos produtos com o maior conteúdo de fibras, ou seja com mais hidratos de carbono - pão, cereais, barrinhas, bolachas, biscoitos com mais de 6g de fibra e proteína (por 100g) são boas opções.


Calorias
Prefira os alimentos com menor densidade calórica - indicada em kcal por 100g. Mais de 400 kcal por 100g de produto já é um valor bastante elevado.

Processamento
Tem de ser mencionado, por exemplo se o alimento foi fumado, pasteurizado, concentrado, congelado...

Prazo de validade
Procure os alimentos com prazo de validade mais alargado. Verifique o bom estado das embalagens e não compre produtos com embalagens maltratadas. Nos congelados, o estado da embalagem pode ser um bom indicador da história dos alimentos que contém. Embalagens húmidas ou com cristais de gelo junto aos alimentos passaram por diferenças de temperatura que podem condicionar a qualidade dos alimentos. Não as adquira.

O prazo de validade pode ser indicado de duas formas: «Consumir até (dia e mês)»: para produtos de fácil deterioração(iogurtes, queijo fresco, ovos); «Consumir de preferência antes de (dia e mês)»: para todos os alimentos. Quando a duração é superior a 18 meses, basta a indicação do ano.

Palavras difíceis

Os nutrientes que conhecemos nem sempre são chamados pelos nomes a que estamos habituados. Saiba reconhecê-los:
# Gorduras
- óleos, azeite, margarinas. Na tabela de informação nutricional as gorduras aparecem designadas por lípidos.
# Sal
- Sódio
# Açúcar
- sacarose, mel, melaço ou mmaltose, lactose, glucose, frutose, dextrose, xarope de glicose, açúcar invertido.
 
Topo