- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,553
- Gostos Recebidos
- 1,114

Trata-se da primeira pesquisa que prova que existe de facto uma relação direta entre a falta de descanso e o humor, dizem os especialistas.
Estudos anteriores já haviam demonstrado que dormir horas insuficientes aumenta a sensação de emoções negativas, tais como ansiedade e tristeza, diminuindo por sua vez emoções de cariz positivo que incluem felicidade e entusiasmo.
Todavia, uma equipa de investigadores da Universidade Iowa State, nos Estados Unidos, apurou que dormir pouco está ainda associado a um aumento direto dos níveis de raiva – para além das sensações de negativismo que provoca.
Durante a experiência norte-americana, os participantes foram divididos em dois grupos. Um seguiu uma rotina dita normal e adequada de sono, enquanto que o outro grupo reduziu o seu período de descanso em duas a quatro horas, durante duas noites seguidas.
O primeiro grupo dormiu assim quase sete horas por noite e o outro cerca de quatro horas e meia.
Seguidamente, os investigadores pediram a ambos os grupos que classificassem diferentes produtos, enquanto tocava um barulho e estridente de fundo. Os cientistas explicaram que tal pretendia criar um conjunto de condições desconfortáveis e provocar sentimentos de raiva.
O líder do estudo, o professor Zlatan Krizan, disse: “Massivamente, o sentimento de raiva era substancialmente mais elevado entre aqueles que estavam privados de sono”.
IN:NM