Portal Chamar Táxi

Santarém/Mau tempo: Hospital de campanha do INEM para feridos já foi desmobilizado

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Santarém: Mini-tornado atingiu zona de Amiais de Baixo, prejuízos avultados

Um mini-tornado atingiu esta manhã a zona de Amiais de Baixo, no concelho de Santarém, provocando prejuízos ainda não calculados, segundo disse à Agência Lusa fonte no local.

O proprietário de uma unidade cerâmica disse à Lusa que "os prejuízos são avultados".

A Agência Lusa está a tentar obter informações junto da Protecção Civil, o que ainda não foi possível até ao momento.

Contactado pela Lusa, um responsável do Centro de Previsões do Instituto de Meteorologia, Mário Almeida, confirmou ter relatos de populares sobre aquela ocorrência na zona de Santarém, além de algumas imagens do fenómeno, mas remeteu mais esclarecimentos para mais tarde.

Há ainda indicações de que poderão ter ocorrido alguns feridos.

Lusa
 

vitalis1

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 10, 2007
Mensagens
789
Gostos Recebidos
0
Santarém/Mau tempo: Hospital de campanha do INEM para feridos já foi desmobilizado
09 de Abril de 2008, 14:15

Pernes, Santarém, 09 Abr (Lusa) - O hospital de campanha do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que foi montado esta manhã nos bombeiros de Pernes, Santarém, para acudir aos feridos do mau tempo já foi desmobilizado, disse fonte da corporação.

No total, estiveram seis ambulâncias do INEM, uma equipa logística e um helicóptero para acudir às vítimas do mau tempo e do vento muito forte que se fez sentir hoje cerca das 09:00.

O vento destruiu várias casas e fábricas das localidades de Canal, Amiais de Cima e de Baixo, atravessando florestas e campos lavrados, deixando troncos de árvores destruídos pelo caminho.

O INEM assistiu vários feridos na corporação de bombeiros e três sinistrados foram transportados para o hospital de Santarém, mas não foi necessário utilizar o helicóptero, acrescentou a mesma fonte.

Agora, os bombeiros estão a dar prioridade à remoção de destroços e em tornar as vias transitáveis, uma situação que ainda não estava, cerca das 14:00, totalmente restabelecida devido às inúmeras quedas de árvores que ocorreram na região.

PJA.

Lusa/Fim
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Santarém: Moita Flores fala em prejuízos de 7 milhões de euros

O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Moita Flores, ficará a saber esta quinta-feira a resposta que o Governo pode dar às populações afectadas ontem pelo tornado que varreu o distrito, afirmando que os prejuízos estão entre os cinco e os sete milhões de euros.

«Sem incluirmos os danos de toda a vegetação, que viu milhares de árvores destruídas, contabilizando apenas os danos materiais, o primeiro balanço aponta para prejuízos na ordem dos sete milhões de euros», afirmou o autarca à TSF.

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, reúne-se hoje com o Governador Civil de Santarém e o presidente da Câmara, com o objectivo de definir possíveis soluções para os danos causados pelo fenómeno meteorológico, que, inclusivamente, «afectou uma das regiões mais deprimidas do País, com uma população envelhecida, onde um posto de trabalho equivale a 10 nas grandes cidades», relatou Moitas Flores.

«Estou convencido de que vamos encontrar boas soluções, tenho esperança de que chegaremos a bom porto», sublinhou o ex-inspector da Polícia Judiciária, lembrando que a devastação resultou em sete feridos ligeiros, além de cinco casas e 15 fábricas destruídas.

Diário Digital
 
Topo