Santuário Gerês utiliza painéis solares para aquecer peregrinos

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Santuário Gerês utiliza painéis solares para aquecer peregrinos

No Santuário de S. Bento da Porta Aberta, na serra do Gerês, a enfermaria dos peregrinos e a casa pastoral já são totalmente alimentados com energia solar", disse hoje fonte da Irmandade que gere o espaço religioso.

A instalação de doze painéis solares térmicos custou à Irmandade do Santuário da Porta Aberta 24 mil euros, disse Fernando Monteiro, Juíz da Irmandade de S. Bento da Porta Aberta.

"É um investimento que diminuirá em 50 por cento a despesa anual do consumo energético", referiu Abílio Vilaça, tesoureiro da irmandade.

Para além da energia necessária para o funcionamento da enfermaria e da casa pastoral, os painéis vão ainda garantir os processos de climatização e águas sanitárias.

"Pela enfermaria, passaram em 2007, mais de 4500 peregrinos", daí a escolha da estrutura para receber os primeiros painéis solares.

"Este sistema permite-nos prestar um melhor serviço aos peregrinos que precisam de banhos e água quente a todo o momento pois estão sujeitos a quedas e entorses durante a peregrinação até ao santuário", sublinhou Fernando Monteiro.

A peregrinação anual de S. Bento da Porta Aberta, em Terras do Bouro no Gerês, inicia-se no dia 10 de Agosto.


Diário Digital / Lusa
 

sergiobalboa

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Ago 26, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
olá boas....
Não sei se é aqui o local exacto para perguntas mas se não for agradecia que me dissessem obrigado....
Eu sou novato nisto, não sei se vou fazer uma pergunta correcta mas aqui vai........

Estou a tirar um curso de tecnicas de frio e o professor sem ter começado a materia de aquecimento pede logo um trabalho sobre o tema, apesar de andar baralhado mas tenho pesquisado e escolhi paínel solar onde me dará para utilizar chão radiante será que a minha ideia estará correcta......

Já agora desculpem lá o testamento com os melhores cumprimentos SÉRGIO
 
Topo