• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Sarampo: o que é, como se transmite e como prevenir

santos2206

GForum VIP
Entrou
Jul 12, 2014
Mensagens
2,454
Gostos Recebidos
19
Sarampo: o que é, como se transmite e como prevenir


thumb-sarampo.jpg


A vacina é a principal medida de prevenção contra a doença, faz parte do Programa Nacional de Vacinação e é gratuita.


Início

O sarampo é uma das doenças infecciosas mais contagiosas e, nalguns casos, pode ser grave ou mesmo fatal. A vacina é a principal medida de prevenção contra a doença, é gratuita, chama-se VASPR e também protege contra a papeira e a rubéola. A primeira dose é administrada aos 12 meses e a segunda entre os cinco e os seis anos. Atualmente, a cobertura vacinal é superior a 95 por cento.

Em 2017, foram confirmados 34 casos de sarampo em Portugal. Em 2016, o sarampo tinha sido declarado como eliminado de Portugal, pela Organização Mundial da Saúde, mas a existência de surtos em alguns países europeus devido à existência de comunidades não vacinadas, colocou o país em risco. Na Roménia, Itália, Grécia e Alemanha já estão extintos, mas em França, Reino Unido e Suécia ainda estão em curso.

As autoridades de saúde relacionaram o fenómeno com a recusa dos pais em vacinar os filhos, por acreditarem que poderia causar autismo. Um estudo científico recente rejeita a existência de ligação entre o autismo e a vacina contra o sarampo, a papeira e a rubéola, de acordo com um artigo publicado no Journal of the American Medical Association. Desmistifique essa e outras ideias no nosso dossiê sobre o Programa Nacional de Vacinação.

Optar pela vacinação é uma decisão individual com peso na sociedade. Vacinar a maioria da população cria imunidade de grupo: caso surja uma infeção, é mais difícil transmiti-la. Tal permite eliminar ou, pelo menos, controlar doenças. Quando poucos estão imunizados (vacinados), as doenças contagiosas espalham-se facilmente pela população.

[video=youtube_share;4HYYM5u95EQ]https://youtu.be/4HYYM5u95EQ[/video]

Sintomas e tratamento

O sarampo transmite-se por via aérea, tossindo, por exemplo.

Tudo começa com febre (igual ou superior a 38 ºC), conjuntivite, nariz a pingar e tosse. A seguir, chegam uns pequenos pontos brancos na boca (manchas de Koplik), normalmente 1 a 2 dias antes de o corpo ficar cheio de borbulhas ou, como dizem os médicos, de exantema maculopapular. Primeiro no rosto, depois o tronco e, por último nas pernas. As borbulhas duram 4 a 7 dias e, na fase final, a pele descama. A doença nos adultos, habitualmente, é mais grave que as crianças.

O período de incubação normalmente dura 10 a 12 dias, mas pode variar entre 7 e 21 dias. O sarampo é contagioso 4 dias antes de surgirem as borbulhas no corpo e até 4 dias depois.

O tratamento consiste em manter o doente confortável e em aliviar os sintomas até desaparecerem.

Complicações


Segundo a norma clínica emitida pela DGS na semana passada, as complicações do sarampo podem incluir otite média, pneumonia, bronquite, convulsões febris e encefalite.

Uma complicação muito rara, que pode ocorrer anos depois da doença aguda, é a panencefalite esclerosante subaguda (1 em cem mil casos). que resulta de uma infeção cerebral de longa duração causada pelo vírus do sarampo. Esta doença pode ser mortal.

Deco proteste
 
Topo