- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,516
- Gostos Recebidos
- 1,113
Traduz-se na perda de massa muscular e força da estrutura óssea aquando do natural envelhecimento. A sua ligação a tumores malignos na mama é problemática.

Diz o Medical Daily que um terço dos doentes a quem foi diagnosticado cancro da mama sofre de sarcopenia, o que aumenta o seu risco de morte em comparação com outros indivíduos que sofram do mesmo tipo de cancro.
A informação avançada baseia-se num trabalho de investigação publicado este mês, que apresenta a sarcopenia como uma deficiência muscular que se traduz na perda progressiva de músculo numa proporção de 3 a 5% a cada década.
Das conclusões do estudo é apontado que as caraterísticas musculares são uma importante forma de se prever a probabilidade de sobrevivência do doente com cancro sendo que, dos indivíduos que fizeram parte da amostra de estudo, aqueles com sarcopenia contam com 41% menor probabilidade de sobreviver. Do mesmo modo, os doentes com maior percentagem de gordura corporal estavam mais expostos ao risco de morte.
Uma vez que a análise referida se baseou apenas na observação, não foi apontado o motivo de tal relação. Ainda assim, os especialistas acreditam que tal estudo sustenta a importância de se aumentar a massa muscular nos doentes oncológicos, seja através de exercício físico ou suplementos proteicos.
Recomendados para si
IN:NM