• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Sarna Humana ou Escabiose – Como curar com tratamento caseiro

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
Tenho uma dúvida a água com sal esse tempo todo nao vai danificar minha pele?. Devo tomar banho normal para retirar o sal??

Obrigado.


Sim, pode tomar banhos de água doce as vezes que achar necessárias embora os mesmos não contribuam para o avanço no tratamento.
Quanto mais tempo tiver sal no corpo mais rápida é a erradicação dos ácaros.
Por isso é que recomendo o uso de um creme gordo para minimizar os efeitos excessivos de sal na pele e tentar equilibrar o seu PH natural.
Não tenha receio, avance com o tratamento que vai ver que vai resultar e não se esqueça de todas as outras condicionantes que podem influenciar o sucesso do mesmo.

Qualquer dúvida que eu possa esclarecer disponha.
 

FilimAranSi

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 19, 2016
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Olá henriquehigc. Apanhei a escabiose :( Além de ter comichão nas axilas, antebraços, virilhas, comecei a ter comichão ultimamente no couro cabeludo e manchas vermelhas no rosto com espinhas. Ando já algumas semanas aplicar o creme de vaselina+enxofre e noto que removeu grande parte dos cravos que tinha nas mãos e pés. No resto do corpo não dá para ver bem, mas a comichão e a vermelhidão continua !

1º- Eu moro na praia e já pensei em tomar banho na água do mar.
Chega 1x por dia ?
2º- Não é possível secar-me com a toalha ? É que o Inverno está a chegar...
3º- Terei de aplicar uma loção também na cara ou chega apenas aplicar o hidratante somente no corpo ?
4º- Alguém sabe se existe um novo método de limpeza para colchão viscoelástico e almofadas com o mesmo material ? Já mudei as roupas da cama e agora vou experimentar colocar bicarbonato de sódio.
5º- A minha cadeira de escritório é de napa e tem um pequeno rasgão de ~3cm (com o uso. lol). Os ácaros podem-se alojar lá? Eu costumo limpar com um pano húmido com detergente. Pois não posso andar sempre a limpar com alcóol etílico.

Agradeço desde já e fico aguardar
 

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
Olá FilimAranSi e muito obrigado pelas suas questões tão pertinentes.

Antes de mais deixe-me perguntar-lhe se obteve o seu diagnóstico através apenas dos seus sintomas ou foi-lhe confirmado pelo seu médico? Faço esta pergunta apenas para ter a certeza de que realmente se trata de escabiose.

Caso não seja, estará a desperdiçar tempo e energia com este tratamento.

Mas caso se trate de um diagnóstico médico aqui deixo as respostas às questões que me coloca.

1º- Eu moro na praia e já pensei em tomar banho na água do mar. Chega 1x por dia ?

- Sim, a água da praia fará o mesmo efeito do que a banheira em casa cheia de água e sal. Uma vez por dia será o suficiente, claro que se conseguir duas ou três estará a diminuir substancialmente a energia dos ácaros que por esta altura já terão escavado pequenos túneis por debaixo da sua pele. Quantas mais vezes poder melhor.

2º- Não é possível secar-me com a toalha ? É que o Inverno está a chegar...

- Tanto pode como deve. Este passo apenas recomendo em alturas de maior calor. Não queira adicionar à escabiose um gripe valente.

3º- Terei de aplicar uma loção também na cara ou chega apenas aplicar o hidratante somente no corpo?

- Visto que tenciona fazer o seu tratamento na água da praia não há necessidade de utilizar qualquer loção, desde que como é óbvio, consiga molhar toda a zona da cabeça e pescoço. Normalmente a escabiose não se costuma espalhar pelas zonas que me descreve (Couro cabeludo, rosto, mãos e pés) mas cada caso é um caso e o seu já devia estar num estado bastante avançado para ter chegado a essas partes do corpo. Nas axilas, virilhas e antebraços sim é muito normal que sinta muita comichão.

4º e 5º - Alguém sabe se existe um novo método de limpeza para colchão viscoelástico e almofadas com o mesmo material ? Já mudei as roupas da cama e agora vou experimentar colocar bicarbonato de sódio. A minha cadeira de escritório é de napa e tem um pequeno rasgão de ~3cm (com o uso. lol). Os ácaros podem-se alojar lá? Eu costumo limpar com um pano húmido com detergente. Pois não posso andar sempre a limpar com alcóol etílico.

- Não se preocupe em gastar fortunas com a higiene das suas roupas e as "roupas da casa". A lavagem normal (tentando que seja mais com água quente) é o suficiente. Tenha é o cuidado de não repetir as mesmas roupas sem as lavar e principalmente que sejam usadas por mais do que uma mesma pessoa (Ex. tolhas de mão e banho). Se alguém da sua família ainda não está contaminado evite o contacto físico até que tudo esteja resolvido. Quanto à cadeira de escritório fique descansado que não creio que seja por aí que os ácaros se vão alojar ou prosperar. Eles alimentam-se da nossa pele e da sujidade na mesma. Se a limpar com um pano húmido pelo menos 3 vezes por semana certamente ali não se acumulará muita sujidade.

E pronto, espero ter ajudado e caso tenha mais alguma dúvida por favor não hesite.

Cumprimentos e as melhoras
 

FilimAranSi

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 19, 2016
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Sim. Fui a um dermatologista e indicou-me que era.
Já ando com isto há 4 meses, desconhecendo completamente a causa.
Como é normal ter comichão no verão por causa do calor/suor, nunca liguei muito a sério. Tomava banho e passado uns minutos começava a comichão ligeira.
Só à coisa de mês e meio é que começou a dar a tal comichão severa.
Neste momento por causa do frio e da chuva é complicado andar a encher a banheira 2-3x por dia com 2kg de sal. Estou a tentar fazer em vez de tomar de imersão, arranjei uma toalha de rosto(bidé também dá) e mergulhei-a num recipiente com água e sal grosso.
Torci-a um pouco para não ir carregada com muito sal(e fazer mal à pele) e comecei a passar em cada parte do corpo, parando e lavando no recipiente e indo para outra zona do corpo. Logo imediatamente a comichão parou nos locais onde a tinha e começou o ardor do sal.
Comecei a fazer ontem à noite. Não precisei de aplicar a pomada de enxofre e noto já alguma "clareza" nas áreas que tinha vermelhidão, além de ser menos trabalhoso.
Com tanta mudança de roupa que já fiz, está a ser difícil vestir todos os dias peças lavadas, ainda mais com este tempo que dificulta a secagem *Desabafo de uma pessoa cansada*. Mas não vou desistir.
Se tiver grandes melhoras nestes 3 dias, depois informo aqui no fórum.

cumprimentos e obrigado .

PS: Opinião- devia-se fazer uma página com tudo que se deve fazer/evitar quando se tem a escabiose. Métodos de limpeza,etc. Existe muita informação na internet que é completamente errada e de lunáticos ! Por exemplo: limpar garrafas de água quando se toca nelas, não comer comida com hidratos de carbono por causa do açucar no sangue fazer os ácaros morderem mais. Mudar de sapatos todos os dias,etc. LOL
 
Última edição:

Vaniacosta117

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 20, 2016
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Olá boa tarde
Há uns 4 meses atrás começaram as minhas comichões pelo corpo, tinha apenas nas cochas umas pequenas borbulhas que me davam imensa comichao mas nada de grave pensei que com o tempo passasse...
O meu verdadeiro terror começou à 2 meses atrás tinha comichao no corpo todo, fui ao médico e receitou me um antibiótico e rosilan que pouco fez
Passado 2 semanas de terminar o antibiotico a cimichao voltou e comecei a ter no couro cabeludo
Parecia uma borbulha interior que me dava imensa comichao, passado uns dias já tinha várias borrbulhas no couro cabeludo que me davam imensa comichao e tinha a sensação de picadas
Tinha inflamação também
Fui novamente ao médico disse me q tinha uma dermatite receitou me outro antibiótico uma pomada e lepicortinolo durante oito dias
Aliviou um pouco mas depois voltou ...
Neste momento tenho a cabeça cheia de borbulhas tipo caroços e o corpo cheio de borbulhas pequeninas que dão muita comichao, é horrível
Já tomei antistaminico já pus uma data de pomadas vinagre aloe vera mas nada passa ..
Tenho dermatologista marcado para esta terça feira
Depois de tanto pesquisar encontrei este fórum e hj fiz o banho de sal
Sinto um alívio enorme apesar de sentir arder...mas é um.arder bom...
Será isto sarna?
As minhas irmãs tb tem mas só no corpo, tudo começou na mais nova no verão...
Posso lavar a cabeça e depois fazer o banho de sal?
Obrigado
 

Vaniacosta117

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 20, 2016
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
A sua resposta foi extremamente útil e madura
Quando não se tem nada para fazer acontece este tipo de coisas, comentários desnecessários...
Tenha um bom dia
 

FilimAranSi

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 19, 2016
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Olá Vânia.
Podes lavar com água doce e depois fazer o banho de sal.
Desde que comecei a fazer o tratamento com sal grosso, já durmo muito melhor e horas seguidas. Esta doença põe as pessoas em pânico devido a ser altamente contagiosa, cansativa e claro, irritante. Deves usar luvas látex ao mexeres na tua roupa e de outros familiares. Pede a alguém para te ajudar. Sozinha é difícil, pois com tanta roupa a mudar por dia, vai criar cansaço, muito mesmo.

Vai avaliando a tua pele dia-a-dia, se as lesões vão diminuindo e/estão a aclarar significa que está a resultar.
Pode aparecer pequenas borbulhas após os banhos de sal. Isto é devido ao grande efeito de esfoliação do sal. Não dão comichão, apenas ardem(rompimento da pele).
Não desistas.
Boa sorte ;)
 
Última edição:

gugups

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Nov 25, 2016
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Olá meu nome é Paulo sérgio minha filha de 3 meses pegou sarna no corpo enteiro estou desesperado pois já fui em no posto de saúde e só passarão remédios que não presta o meu filho começou a se apresentar esses sintomas tanbem eu tanbem já estou com ums caroço no corpo e túneis causados pelos ácaro a escabiose se eu usar o sal não vai fazer mal não vc entende de outros produtos caseiros
 

Elisa01

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Dez 28, 2016
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Yo lo que les puedo recomendar es un curso de ozonoterapia ahí se toca el tema de los padecimientos que se pueden mejorar con el uso de la ozonoterapia.
 

Sandra Carmo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 6, 2017
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Boa noite Enrique uma questao se usar a agua salgada de um banho quando for utilizar a mesma agua para outro banho esta fria serve mesmo assim .. Ja usei imenso acaribial e nada sinto comichao mas ja nao me saem borbolhinhos sera normal ainda estar contaminada com a sarna ja ando nesta luta a 1 ano ... Obrigado pels atencao
 

Sandra Carmo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 6, 2017
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Boa noite Enrique estoy na luta contra a sarna ja a um ano ja gastei imensos frascos de acaribial e nada faz efeito segui todas as indicacoes do medico e sem solucao uns dias bem outros mal com esta coceira terrivel .... Vou experimentar o seu metodo com sal grosso ... Mas qyeria saber depois de utilizar a 1 agua guardar para outro banho estara fria quw me aconselha ?? Obrigado desde ja
 
Topo