Portal Chamar Táxi

Se é dador, vá dar sangue. Há falta de tipos negativos

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Gostos Recebidos
1,113
doar-doacoes-sangue-fotoLusa9906da40.jpg

As reservas de sangue dos tipos negativos (O-, A- e B-) estão em baixa. Em tempo de gripe, as doações baixam e o Instituto Português do Sangue quer acautelar uma situação de ruptura.

Os “surtos gripais e outras doenças ligadas ao frio” levam “a uma diminuição das colheitas, porque muitos dadores vão dar sangue, mas não estão em condições físicas para o fazer”, explica o presidente daquele instituto.

Nesta altura, as reservas daqueles tipos de sangue dão apenas para quatro dias, mas como “todos os dias há colheitas, conseguimos manter este nível”, explica João Paulo Almeida e Sousa na Manhã da Renascença.

“Seria bom termos uma situação mais confortável”, reconhece. Por isso, apela a todos os dadores que ainda não deram sangue que o façam. “E os dadores de primeira vez, se o quiserem fazer, são sempre muito bem-vindos”, acrescenta.

No geral, “a situação está dentro de um patamar de estabilidade, mas com níveis baixos para os negativos”, reafirma. Para os outros grupos, as “reservas dão para mais de 10 dias ou de 7 a 10 dias”, o que é considerado “confortável”.

O apelo à dádiva de sangue é para todos, independentemente do tipo de sangue.

“Ter pelo menos 50 quilos, idade superior a 18 anos e ser saudável” são, “de uma forma muito genérica”, as condições para ser dador. João Paulo Almeida e Sousa explica que os dadores “são sempre observados antes de fazerem a sua dádiva”.

IN:RR​

marialui

GForum VIP
Entrou
Fev 10, 2013
Gostos Recebidos
16
Como é que eu faço para dar sangue? Tenho medo e faz-me vertigens só de ver agulhas?

Aqui na minha zona são uns pamonhas, nunca há nada onde uma pessoa se possa dirigir! Para ajudar! Mas é chato que um dia posso precisar e depois vai pesar na consciência!

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Gostos Recebidos
1,113
Como dar sangue?

Podem dar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos, fazendo-se sempre acompanhar do Cartão de Cidadão e do Cartão de Dador.

Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses (4 vezes ao ano) e as mulheres de 4 em 4 meses (3 vezes ao ano), sem nenhum prejuízo para si próprios. Dar sangue não engorda, não enfraquece e não causa habituação. A dádiva de sangue não deve ser efectuada em jejum - deve-se tomar, por exemplo, uma sanduíche e um sumo.

O candidato a dador é sempre observado pelo médico, que avalia o seu estado de saúde mediante a história clínica e os seus hábitos de vida. A entrevista médica tem como objectivo salvaguardar a saúde do próprio dador, bem como a saúde do doente que irá receber o sangue. Depois da história clínica, o dador é submetido a um exame sumário com medição do pulso, da tensão arterial e doseamento da hemoglobina, para ver se os glóbulos vermelhos são suficientes para dar sangue sem prejuízo para a sua saúde. Se houver alguma anomalia o dador poderá ser suspenso temporária ou definitivamente, dependendo da situação.

Devido ao comportamento e ao estilo de vida, algumas pessoas não devem dar sangue por estarem mais expostas a determinados agentes infecciosos, que podem comprometer a segurança da transfusão.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Como é que eu faço para dar sangue? Tenho medo e faz-me vertigens só de ver agulhas?

Aqui na minha zona são uns pamonhas, nunca há nada onde uma pessoa se possa dirigir! Para ajudar! Mas é chato que um dia posso precisar e depois vai pesar na consciência!
O teu tipo de sangue é algum dos que está a ser preciso? Se for, basta dirigires-te ao Hospital mais perto e perguntar onde podes dar sangue. Mas atenção, como é a 1ª vez pode demorar porque eles têm que tirar uma amostra e analisá-la para saber se podem fazer a colheita na altura, para além de toda a burocracia que é necessária. Até se pode dar o caso de não a poderes fazer logo. Os media fazem parecer que é só chegar e dar sangue quando há estes pedidos de doações mas a coisa não é assim tão simples. Não se brinca com o sangue, nem com a saúde dos dadores.

DX2