• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Segurança Informática – Sabe o que é Ransomware?

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
Tipicamente quando um utilizador suspeita que o seu computador foi infectado é normal dizer que o mesmo tem vírus. Este é o termo mais utilizado pelo utilizador comum e serve para englobar tudo o que “seja mau” no sistema. No entanto, são muitos os termos que existem para identificar situações específicas de ameaças. Nesse sentido, iremos disponibilizar um conjunto de artigos com o objectivo de explicar algumas das ameaças e técnicas mais populares do mundo do cibercrime como o Malware, spyare, trojans, worms, rootkits, exploits, CSRfing, Phishing, DNS Poisoning, etc etc…

O Ransomware é uma ameaça informática que nos últimos tempos tem vindo a ser uma prática muito comum. O Ransomware, também considerado com “sequestradores digitais”, são trojans que após invadirem as nossas máquinas impediam o acesso a várias funcionalidades e até documentos.

Muita das vezes, o ataque é de tal forma eficiente que consegue cifrar determinados conteúdos, recorrendo a algoritmos de criptografia muito eficientes ou então os conteúdos são simplesmente compactados num ficheiro protegido por uma password. Para voltar a aceder a esses conteúdos, o atacante pede ao utilizador um valor monetário para que este volte a “resgatar” a informação.

Em desespero, muitos utilizador acabam por ceder à chantagem efectuando o pagamento mas depois…..nada acontece!

Exemplo de Ransomware em Portugal é (foi) a burla informática que tinha associada o nome PSP (para se tornar credível) e que tinha como principal objectivo o de extorquir dinheiro aos utilizadores.Na prática, o utilizador recebia um e-mail onde era referido que este tinha acedido a “sites de conteúdo pornográfico, pedofilia, violência sobre menores, e bestialidade, pelo que é condenado a pagar 100 euros”. Desta forma o utilizador é intimidado a proceder ao pagamento de 100€ para um NIB, evitando assim o bloqueio do computador.

[video=youtube;S8N0xig_h2o]http://www.youtube.com/watch?v=S8N0xig_h2o[/video]​








Tek
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
Eu fui um deles...acreditem.
E só fazendo um backup/restore é que consegui mexer na máquina.
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
Vírus que sequestra dados e pede resgate já afetou mais de 250 mil

Mais de 250 mil utilizadores foram afetados por um malware que captura dados digitais e chantageia o utilizador para os devolver. O Ransomware começou por ser dirigido às empresas mas é cada vez mais um problema de segurança também para os consumidores.

Identificado pelas empresas de segurança como Cryptolocker, esta ameaça de segurança garante acesso a dados do utilizador, que podem ser fotografias, documentos ou outros conteúdos, codificando-os e pedindo um resgate para devolver a informação sequestrada ao formato original. Dá ao utilizadores um prazo para fazer o pagamento.

A Dell Secureworks garante que o malware já terá visado mais de 250 mil computadores e sublinha a frequência crescente deste tipo de ataques, que deixaram de ser uma preocupação exclusiva das empresas, para se tornarem uma ameaça real também para utilizadores privados.

O ataque está a ser dirigido a utilizadores Windows e feito pressionando o utilizador a ceder à chantagem, colocando no ecrã dos computadores afetados um cronómetro, que vai mostrando o tempo a passar e o período disponível para fazer o pagamento a reduzir-se.

Os Estados Unidos têm sido o país mais afetado pelo Cryptolocker mas não são o único. Reino Unido, Austrália e França também assumem os lugares cimeiros da lista com um número elevado de ataques já identificados.








TeK
 
Topo