Portal Chamar Táxi

Informação Sem lactose e sem glúten! A receita de cheesecake de caramelo salgado

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,258
Gostos Recebidos
1,218
naom_695b9423e25a2.webp


A versão original deste cheesecake de caramelo salgado do blog A Pitada do Pai de Rui Marques é ligeiramente mais calórica, mas o cozinheiro apresenta uma sugestão alternativa sem lactose e sem glúten.


Se optar por uma versão sem lactose só precisa de substituir o queijo creme, a manteiga e as natas por uma versão exatamente sem lactose. E se for o glúten que dispensa, utilize um tipo de bolachas sem glúten.


Ingredientes


Recheio:
4 ovos
75 gramas de açúcar
250 gramas de queijo mascarpone
400 gramas de queijo creme
Pitada de canela
Gotas de aroma de baunilha
4 colheres de farinha


Base:
12 bolachas digestivas, torradas ou maria
3 colheres de manteiga ou óleo de coco


Caramelo de Noz Pecan:
100 gramas de açúcar
20 gramas de manteiga
100 ml de natas
Noz Pecan ou amêndoas picadas
Flor de Sal

Modo de preparação





Para construir a base:


1 - Comece por misturar a bolacha triturada com a manteiga derretida, pressione no fundo de uma forma e leve ao forno a 180 °C durante 10 minutos. Retire e reserve.


Para o recheio:


1 - Numa taça coloque os ovos, adicione o queijo mascarpone, o queijo creme, a canela, o aroma de baunilha e a farinha. Envolva tudo muito bem até obter um creme liso e homogéneo.


2 - Para o caramelo salgado leve o açúcar ao lume e quando começar a borbulhar junte a manteiga, mexa, acrescente as natas e continue a mexer até ficar cremoso, junte a flor de sal para um toque extra de sabor e finalize com a noz pecan.


3 - Coloque o recheio sobre a base, adicione uma parte do caramelo, cubra novamente com mais recheio e leve ao forno durante 1h40 minutos a 160ªC em banho-maria.


4 - Depois de arrefecer completamente cubra com mais caramelo salgado de pecan e pode servir.


Ainda assim, o autor da receita sugere servir o cheesecake só depois de algumas horas no frigorífico. Depois de "bem frio", só assim os sabores poderão ficar "mais apurados, a textura mais firme e o corte muito mais bonito na hora de servir", explica.

IN:NM
 
Topo