• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Importante Sempre com fome? Pode ter 'neurónios famintos', diz estudo

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,394
Gostos Recebidos
802
naom_660b30541de48.jpg


Um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, realizado por um psicólogo e um neurologista brasileiros, sugere que sentir fome logo após as refeições pode dever-se a uma elevada quantidade de 'neurónios famintos'.









A investigação foi divulgada na revista científica Nature Communications. Foi conduzida pelo psicólogo Fernando Reis e pelo neurologista Avishek Adhikari, ambos formados pela Universidade de São Paulo.


O estudo veio demonstrar que, além da fome ser acionada pelo estômago, também é motivada pela presença de neurónios que ficam na região do cérebro associada a sentimentos como medo e ansiedade e que deixam o organismo em estado de alerta."Esta região que estamos a estudar é chamada substância cinzenta periaquedutal e fica no tronco cerebral, que é muito antigo na história evolutiva e, por isso, é funcionalmente semelhante entre humanos e ratos. Embora as nossas descobertas tenham sido uma surpresa, faz sentido que a procura de comida esteja enraizada numa parte tão antiga do cérebro, uma vez que é algo que todos os animais precisam fazer", explica Adhikari, citada pelo jornal Metrópoles.

IN:NM
 
Topo