- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,880
- Gostos Recebidos
- 1,232
É daquelas pessoas que costuma sofrer, e muito, com os efeitos do jet lag? A mudança de horário repentina pode trazer diversas consequências para o corpo. Contudo, um estudo apresentou um medicamento que pode ser a solução contra este problemas.
Cientistas da Universidade de Kanazawa, no Japão, criaram um medicamento que, de certa forma, pode reajustar o relógio biológico e impedir grande parte dos efeitos do jet lag. De acordo com o Daily Mail, chama-se Mic-628 e atua sobre o gene Per1.
Novo medicamento contra jet lag?
Afirmam que este gene consegue manter o ritmo circadiano, o relógio interno. Os testes foram feitos em animais e permitiram que o relógio biológico ficasse perfeitamente ajustado em quatro dias, em vez dos sete que normalmente o corpo precisa.
Os resultados afirmam que este medicamento poderá servir de protótipo para um medicamento inteligente para tratar o jet lag e ainda o trabalho por turnos. “Desvendámos um indutor específico de Per1, que possibilita um avanço abrupto de fase nos ritmos comportamentais em animais”, explicam os responsáveis pelo estudo.
Leia Também: Dificuldade em adormecer? Este som induz um sono profundo
“Estas descobertas reforçam o potencial da expressão seletiva deste gene como uma abordagem terapêutica para distúrbios do ritmo circadiano em humanos”, continuam. Os investigadores apontam que o próximo objetivo passa por explorar a eficácia do medicamento com mais estudos em animais e também em humanos.
Jet lag? Há um truque tão simples que surpreende (mais deixamos mais)
Se tem a sorte de se poder queixar de estar com os sonos trocados por causa de viagens (ainda ninguém conseguiu um truque para os trabalhos por turnos), esta notícia é para si.
O jet lag, a perturbação do ritmo biológico causada por viagens muito longas de avião através de zonas com diferentes fusos horários, provoca cansaço e alteração de ciclo de sono.
E, sem mais demoras, aqui vai: a maneira mais simples de melhorar o sono enquanto está a viajar, sobretudo para combater o jet lag, é ir ver o nascer e o pôr do sol no destino que escolher. Este ato vai ajudá-lo a reajustar o seu ritmo circadiano de forma natural.
Quem o diz é Jim Cahill, um especialista em biofeedback do resort Sensei Lanai, em entrevista à Travel + Leisure. Segundo Cahill, a luz estimula receptores específicos nos olhos (não necessariamente envolvidos na visão), que o cérebro usa para determinar a hora do dia.
A luz do nascer do sol e do pôr do sol, com os seus distintos espetros de cor, têm um papel vital no nosso relógio interno, diz o orientador de bem-estar. A exposição à luz matinal reprime a melatonina (a hormona do sono) e aumenta o cortisol.
Ainda que não haja uma cura o jet lag, a exposição à luz natural, de manhã ou à noite, é uma forma simples e gratuita de alinhar o seu relógio interno com o fuso horário local e conseguir uma melhor noite de sono.
Ainda assim, deixamos-lhe mais dicas úteis, de acordo com as recomendações da Sleep Foundation e da Mayo Clinic.
5 dicas simples para combater o jet lag
- Procure a luz natural: Aproveite o nascer e o pôr do sol no destino para ajudar o corpo a reajustar o relógio biológico;
- Adapte o horário antes de viajar: Deite-se e acorde ligeiramente mais cedo (ou mais tarde) nos dias anteriores, conforme o sentido da viagem;
- Mantenha-se hidratado: Beba bastante água durante o voo e evite álcool e cafeína em excesso;
- Faça sestas curtas: Descanse 20 a 30 minutos, mas evite dormir demasiado durante o dia;
- Siga os novos horários: Coma e deite-se segundo o fuso horário local, mesmo que ao início não tenha sono.
