- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,258
- Gostos Recebidos
- 1,218
Uma dor na zona abdominal pode indicar algumas condições de saúde e o melhor é estar atento. Poderá ser algo simples causado por algo que comeu, mas por outro lado poderá ser até mais grave e preocupante do que isso. Em alguns casos poderá estar relacionado com algumas doenças e o melhor é perceber o que se está a passar consigo.
O website Health Shots falou com o médico Pankaj Sharma para perceber quando uma dor da zona abdominal o deve preocupar e poderá exigir uma ida ao médico para realizar algum tipo de diagnóstico e até tratamento.
O especialista revelou que esta pode ser uma dor mais frequente nas mulheres e que acaba por estar ligada a algumas condições de saúde. “Muitas mulheres sentem dores abdominais com frequência e não as levam a sério. No entanto, essa dor incómoda ou aguda pode ser um sinal importante.”
As condições de saúde que podem começar com dores abdominais
O médico indicou alguns dos problemas de saúde que podem começar com dores nesta zona do corpo. Saiba tudo e tenha em conta os sinais.
Litíase da vesícula biliar
“Causam dor aguda no lado direito do abdómen, especialmente após a ingestão de alimentos com gordura. Essa dor pode ser confundida com indigestão ou gases. Frequentemente atendo pacientes que convivem com esta dor por vários meses, pensando que se trata de acidez ou gases.”
Apendicite
“Essa condição pode ser particularmente difícil para as mulheres, pois os sintomas podem ser semelhantes a cólicas menstruais ou dor abdominal em geral. No entanto, a apendicite é grave. Se romper, pode causar problemas sérios. Se sentir um aumento da dor na parte inferior direita do abdómen, procure atendimento médico imediatamente.”
Endometriose
“Uma condição que afeta mulheres e está principalmente relacionada com a saúde reprodutiva. Frequentemente causa dor intensa na parte inferior do abdómen, que algumas pessoas confundem com problemas digestivos.”
Quistos nos ovários
“Podem causar inchaço e dor pélvica, o que muitas vezes são confundidas com cólicas menstruais. Se quisto crescer muito, pode sofrer torção, uma condição chamada torção ovariana, que requer cirurgia de urgência. Reconhecer os sinais pode ajudar a decidir se deve agendar uma consulta de rotina ou procurar atendimento médico urgente.”
Hérnias
“Muitas vezes passam despercebidas. Pequenas alterações no abdómen ou na virilha podem ser confundidas com o aumento de peso. Ignorar estes sinais pode levar a problemas sérios, como obstrução intestinal.
IN:NM
