Sesta, muito mais do que dormir

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,454
Gostos Recebidos
166
Que as crianças precisam de dormir mais do que um adulto, todos nós sabemos...

Elas precisam de dormir mais do que um adulto. Mas nem sempre damos muita importância à sesta, na escola e em casa. E, no entanto, durante a sesta as crianças sonham e...crescem.

É aos três anos que, em regra, as crianças ingressam no ensino pré-escolar.

Naturalmente que muitas frequentam a creche desde os primeiros meses de vida, mas para outras os três anos marcam o primeiro contacto com a escola. Uma nova experiência que corresponde a alguma mudança de hábitos, ao contacto com outras crianças da mesma idade, à presença de um adulto estranho com o qual conviverão boa parte do dia, e ao fim de algumas rotinas que até então mantinham em casa, dos pais ou dos avós.

Uma dessas rotinas - e porque as crianças até essa idade necessitam de dormir pelo menos 12 horas diárias - era a sesta. A seguir ao almoço, uma a duas horas de pausa é o mínimo indispensável, sob pena de o dia se tornar demasiado longo e cansativo.

Na escola, muitas vezes este hábito perde-se. No pré-escolar público é praticamente inexistente, até por incompatibilidade do horário de funcionamento e por imposição do número de horas diárias que cada educadora deve dedicar a actividades lectivas.

Sono diurno importante como o nocturno

No sistema privado, porém, o panorama é diferente: com horários extensivos, muitos dos jardins de infância proporcionam às crianças o descanso que o seu pequenino corpo pede.

A solução encontrada passou por alargar a hora de almoço das educadoras, de maneira a sobrar algum tempo útil após a sesta para as actividades pedagógicas.

O sono diurno é tão importante como o sono nocturno. Aos três anos, o corpo precisa de ver satisfeita a sua necessidade de um intervalo para descanso. Até porque dificilmente à noite dormem as 12 horas consideradas retemperadoras nesta idade.

Poucos serão os pais que deitam os filhos às oito da noite e os acordam às oito da manhã...

Devido aos horários laborais, que pouco se compadecem com as necessidades infantis, muitas crianças acabam por adquirir os hábitos de vida dos pais - deitar tarde e acordar cedo. Para elas, a sesta diária é indispensável.

Sem a sesta, crianças que logo às oito da manhã entram na cruel engrenagem do stress quotidiano ficam rabugentas, implicam umas com as outras, cabeceiam - fazem tudo menos prestar atenção às propostas das educadoras, por mais lúdicas que sejam.
Em suma, não dão rendimento.

O que se compreende. A verdade é que o sono é tão importante como a alimentação. O descanso é fundamental para o equilíbrio da criança. É a hora da intimidade, o período em que a criança recorda as actividades que fez, em que se tranquiliza com as imagens das pessoas de que mais gosta.

sapo.
 
Topo